
Se atualizou recentemente o seu Mac para o macOS 26 Tahoe e notou que o computador anda mais lento ou a aquecer em demasia, não está sozinho. A causa do problema já foi identificada e afeta muitas das aplicações mais populares do dia a dia, mas a boa notícia é que a solução já começou a ser distribuída.
Conforme detalhado pelo 9to5Mac, a falha reside no Electron, uma plataforma de desenvolvimento que permite criar aplicações para o computador usando tecnologias web. Ferramentas como o Discord, Slack, Figma e Visual Studio Code são todas baseadas nesta tecnologia.
O risco de usar APIs privadas da Apple
O problema começou porque o Electron utilizava uma API privada da Apple, a cornerMask, para renderizar os cantos das janelas das aplicações. As APIs privadas não são destinadas a programadores externos e, como tal, a Apple não garante a sua estabilidade. Com o lançamento do macOS Tahoe no mês passado, uma alteração neste componente fez com que o seu uso disparasse o consumo do GPU (a placa gráfica), resultando nos problemas de desempenho e aquecimento sentidos por muitos utilizadores.
A solução já está a chegar às suas apps favoritas
A equipa do Electron já corrigiu o problema, lançando uma nova versão da plataforma que deixa de usar a API problemática. Agora, cabe aos programadores de cada aplicação atualizá-la para incorporar esta correção.
Felizmente, muitas empresas foram rápidas a reagir. Graças a uma ferramenta de monitorização online, é possível saber que aplicações populares já foram atualizadas e estão livres do bug. A lista inclui nomes de peso como:
Claude
Discord
Docker Desktop
Figma
GitHub Desktop
MongoDB Compass
Notion
Obsidian
Pocket Casts
Signal
Slack
Visual Studio Code
Verifique se ainda tem "culpados" por atualizar
Apesar da rápida resposta de muitos, ainda há aplicações importantes que não receberam a atualização. Entre as mais conhecidas estão o 1Password, Bitwarden, Cursor e Dropbox.
Portanto, se o seu Mac continua a comportar-se de forma estranha no macOS Tahoe, verifique se tem alguma destas aplicações a correr em segundo plano. A recomendação é simples: mantenha todas as suas aplicações atualizadas através da App Store ou diretamente dos sites oficiais para garantir que tem a versão mais recente e livre deste bug.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!