
Para quem se preocupa com o desempenho, o Windows 11 tem-se mostrado, no geral, uma melhoria significativa face ao Windows 10. Comparações recentes, como as realizadas em agosto entre o Windows 10 22H2 e o Windows 11 24H2, indicam que as promessas de otimização da Microsoft parecem estar finalmente a materializar-se.
No entanto, apesar das melhorias, o sistema operativo ainda tem algumas "manias" que podem prejudicar a performance no dia a dia. A própria Microsoft reconhece que muitos dos efeitos visuais, ativos por defeito, têm um custo no desempenho e até já explicou como os utilizadores os podem desativar para ganhar alguma velocidade.
Além dos visuais, existem outras funcionalidades ativas por defeito no Windows 11 que podem afetar o desempenho do sistema. Os mais prejudicados são, como seria de esperar, os utilizadores com equipamentos mais antigos ou com especificações mais modestas, que veem ciclos preciosos de CPU e memória a serem consumidos.
O Explorador de Ficheiros lento em pastas grandes
Um dos problemas mais frustrantes foi destacado pelo investigador de segurança Enderman no X (antigo Twitter). A função de "descoberta automática" (auto discovery) do Explorador de Ficheiros, que está ativa por defeito, pode tornar a navegação em pastas com um número muito elevado de ficheiros extremamente lenta.
Isto acontece porque o Windows tem de processar um volume enorme de dados enquanto analisa centenas ou milhares de ficheiros para tentar identificar o "tipo" de pasta. Para os utilizadores que não necessitam desta funcionalidade, o investigador explica como a desativar através de uma alteração no Registo (regedit), criando um novo valor de string "FolderType" dentro da subchave Shell.
A pesquisa do Menu Iniciar que prefere a web
Na mesma publicação, outro utilizador chamou a atenção para outra queixa comum: a pesquisa no Menu Iniciar. Muitos utilizadores sentem que, ao pesquisar por uma aplicação ou ficheiro, o Windows mal tenta procurar localmente e dá prioridade a mostrar resultados online do Bing.
Tal como a descoberta automática, esta funcionalidade irritante também pode ser desativada através de uma modificação no Registo do Windows.
Um aviso antes de mexer no Registo
Se decidir avançar com estas otimizações, é crucial deixar um aviso: tenha muito cuidado ao fazer modificações no Registo do Windows. Alterações incorretas podem danificar a sua instalação do sistema operativo de forma irreparável.
Uma boa prática, antes de qualquer alteração, é garantir que faz uma cópia de segurança (backup) do Registo. Desta forma, se algo correr mal, poderá reverter as alterações e restaurar o sistema.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!