1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Intel logo

 

A Intel acaba de reforçar o seu portfólio de aceleradores de IA com o anúncio de uma nova GPU para Data Centers. Batizada com o nome de código Crescent Island, esta nova placa gráfica foi desenhada para dar resposta às crescentes exigências das cargas de trabalho de inferência de Inteligência Artificial, prometendo uma elevada capacidade de memória e um desempenho energeticamente eficiente.

 

Com este lançamento, a empresa procura dar resposta à necessidade de inovação ao nível de sistemas que dependem de processadores cada vez mais potentes. A estratégia passa por uma abordagem centrada na carga de trabalho, que integra diferentes tipos de computação com uma pilha de software aberta e orientada para os programadores.

 

A resposta da Intel à evolução da IA

 

A Inteligência Artificial está a evoluir de um modelo de treino estático para uma realidade de inferência em tempo real, impulsionada por agentes de IA cada vez mais complexos. É neste novo paradigma que a Intel quer posicionar a sua nova oferta.

 

Segundo Sachin Katti, CTO da Intel: "A IA está a mudar do treino estático para a inferência em tempo real, em todo o lado, impulsionada pela IA agente. O dimensionamento dessas cargas de trabalho complexas requer sistemas heterogéneos que combinem o silício certo com a tarefa certa, alimentados por uma pilha de software aberta. A GPU de data center da arquitetura Xe da Intel fornecerá o espaço eficiente de que os clientes precisam - e mais valor - à medida que os volumes de tokens aumentam."

 

O que vale a Crescent Island?

 

A nova GPU Crescent Island vem equipada com a microarquitetura Xe3P, otimizada para oferecer um excelente desempenho por watt. Um dos seus maiores trunfos é a inclusão de 160GB de memória LPDDR5X, uma capacidade robusta para lidar com os modelos de linguagem massivos que dominam o setor.

Além disso, a placa gráfica oferece suporte a uma vasta gama de tipos de dados, tornando-a uma solução ideal para fornecedores de "tokens como serviço" e outros casos de uso focados em inferência de IA.

 

De acordo com a Intel, a nova GPU foi projetada para ter uma operação otimizada em termos de consumo energético e custo, sendo adequada para servidores empresariais com arrefecimento a ar. A sua elevada capacidade de memória e largura de banda são apresentadas como as características chave para os fluxos de trabalho de inferência que o mercado de IA exige atualmente.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech