
A Renault está a preparar uma atualização significativa para os seus icónicos R5 e R4 E-Tech, focada em resolver uma das maiores preocupações dos condutores de carros elétricos: a autonomia. A fabricante francesa pretende que os seus modelos neo-retro atinjam a marca dos 500 quilómetros com uma única carga, uma melhoria que deverá chegar em 2027.
A informação foi revelada numa comunicação interna do sindicato CFDT da fábrica Ampere, em Cléon, e obtida pela revista automóvel francesa L'argus. Embora a Ampere, a divisão de veículos elétricos da Renault, tenha confirmado a informação, não adiantou mais pormenores.
Mais bateria e um motor otimizado são o segredo
Atualmente, os modelos R4 e R5 E-Tech partilham a mesma plataforma CMF-B EV, sistemas multimédia e motorizações. A versão com maior autonomia conta com um motor de 150 cv (110 kW) e uma bateria de 52 kWh, que garante uma autonomia de 416 km em ciclo combinado.
Para alcançar a ambiciosa meta dos 500 km, a Renault irá equipar os dois modelos com uma nova bateria de 56 kWh e uma versão evoluída do seu motor 6AK. Esta nova bateria, fornecida pela AESC, deverá contar com uma evolução na sua química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) para permitir o aumento da capacidade.
Já o motor, que utiliza a tecnologia EESM (Externally Excited Synchronous Motor) desenvolvida pela própria Renault e que dispensa o uso de terras raras, será otimizado para se tornar mais eficiente e consumir menos energia, colmatando assim uma das suas principais desvantagens atuais. Com a combinação de uma bateria de maior capacidade e um motor mais eficiente, os renovados R4 e R5 E-Tech estarão mais preparados para competir num mercado cada vez mais exigente.











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