A Volvo resgatou a designação XC70, anteriormente associada a uma carrinha de aspeto mais robusto, para batizar um novo SUV que acaba de ser revelado. Este modelo, com um visual inspirado no imponente EX90, apresenta-se como um crossover elegante com motorização híbrida plug-in (PHEV) e deu recentemente entrada com o pedido de licença de comercialização na China, o que permitiu conhecer as suas especificações fulcrais, incluindo detalhes sobre a bateria.
Um nome familiar, uma nova proposta SUV
O novo Volvo XC70 adota a linguagem de design distintiva da marca sueca, com os característicos farolins traseiros em formato "Martelo de Thor" dispostos verticalmente. Destacam-se ainda os puxadores de porta retráteis e os espelhos retrovisores sem moldura. Na dianteira, os faróis estão integrados no para-choques, que conta também com uma grelha de admissão de ar ativa.
No que toca a dimensões, este SUV de fabrico chinês apresenta 4815 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1650 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2895 mm. Para efeitos de comparação, é 60 mm mais comprido, 30 mm mais estreito e 10 mm mais baixo que o BMW X3 G45. As vias dianteira e traseira do Volvo XC70 medem 1623 mm. Os ângulos de ataque e de saída são de 18 e 21 graus, respetivamente.
A versão de entrada do Volvo XC70 virá equipada com jantes de 19 polegadas, com pneus 234/50 ou 235/55. Estarão também disponíveis opções de jantes de 20 polegadas com pneus 255/45 e de 21 polegadas com pneus 255/40. O peso bruto deste modelo varia entre os 2110 kg e os 2275 kg, dependendo da bateria escolhida.
O coração PHEV: motorização e nova plataforma SMA
O Volvo XC70 é o primeiro modelo a assentar na mais recente plataforma SMA da marca. O sistema híbrido plug-in é composto por um motor a gasolina de 1.5 litros turbo, com a designação BHE15-BFZ, fabricado pela Aurobay. Recorde-se que a Aurobay passou recentemente a integrar a Horse Powertrain, uma joint-venture entre a Geely e a Renault.
A gama de motores BHE15 da Aurobay é habitualmente acoplada a uma transmissão 3DHT100 de três velocidades, uma combinação que foi distinguida com um prémio Pace em abril deste ano (2025). O motor BHE15-BFZ é também utilizado em diversos modelos PHEV no mercado chinês, como o Geely Galaxy L7, Geely Galaxy L6, Geely Preface L, Lynk & Co 07 e Lynk & Co 08. Este motor de combustão interna debita uma potência máxima de 120 kW (161 cv), permitindo ao veículo atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.
Opções de bateria e autonomia para diferentes necessidades
Ainda não existem informações detalhadas sobre os motores elétricos que compõem o sistema do XC70. No entanto, a entidade reguladora chinesa revelou dados importantes sobre as baterias. A versão de entrada do Volvo XC70 utilizará um pack de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) da CATL com uma capacidade de 21,22 kWh. Esta bateria proporciona uma autonomia em modo elétrico de 100 km, segundo o ciclo de testes chinês CLTC, e tem um peso de 189 kg. Com a bateria descarregada, o consumo de combustível anunciado para esta variante é de 5,85 litros por cada 100 km.
Para quem procura maior autonomia elétrica, o XC70 oferecerá também um pack de baterias ternárias NMC (níquel-manganês-cobalto) com uma capacidade superior de 39,63 kWh. Com esta bateria, a autonomia elétrica ascende aos 180 km (CLTC). Naturalmente, esta bateria é mais pesada, acusando 243 kg na balança, o que se reflete num consumo de combustível ligeiramente superior com a bateria descarregada, fixado nos 6,55 litros por cada 100 km.
Desenvolvido para a China: e o resto do mundo?
O desenvolvimento do Volvo XC70 teve como principal foco o mercado chinês, com o objetivo de oferecer aos consumidores locais um veículo híbrido plug-in com uma autonomia elétrica substancial. De momento, não há informações sobre a possível comercialização global do Volvo XC70.
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