
A Google acaba de adicionar uma nova e poderosa funcionalidade à aplicação Gemini, que promete poupar horas de trabalho a estudantes e profissionais. A partir de agora, o chatbot de inteligência artificial consegue criar apresentações de slides de forma automática, bastando para isso um simples pedido em texto ou o carregamento de um ficheiro.
A funcionalidade, que já começou a ser disponibilizada para os utilizadores do Workspace, permite gerar um conjunto de slides temáticos, com imagens relevantes e texto estruturado. A apresentação pode depois ser exportada diretamente para o Google Slides, onde é possível fazer ajustes ou colaborar com outras pessoas.
Uma ajuda para profissionais e estudantes
Numa publicação no seu blogue oficial, a Google destaca a utilidade desta nova ferramenta para os mais variados cenários. Profissionais podem, por exemplo, criar rapidamente um briefing de campanha, o esboço de uma apresentação de vendas ou resumir um documento extenso em poucos slides. Já estudantes e professores podem usar o Gemini para preparar aulas ou transformar apontamentos numa apresentação bem estruturada.

Para utilizar a nova funcionalidade na versão web do Gemini, basta clicar na opção "Ferramentas" abaixo da caixa de texto e escolher "Canvas". Depois, é só pedir ao chatbot para "criar uma apresentação" sobre o tema desejado ou carregar um documento para ser resumido.
Disponibilidade e futuro
De momento, a criação de apresentações está disponível na versão web do Gemini, tanto em computadores como em dispositivos móveis. A funcionalidade será progressivamente disponibilizada nas próximas semanas para os subscritores dos planos Workspace, incluindo Business, Enterprise, Essentials, Education e Nonprofits, bem como para os utilizadores com planos Google AI Pro/Ultra/Education.
A Google refere que os administradores do Workspace não têm controlo sobre esta funcionalidade e espera-se que, no futuro, a mesma chegue também aos utilizadores gratuitos. Esta novidade junta-se a outras capacidades recentes do Gemini, como a criação de tabelas a partir de texto com exportação para o Google Sheets.
Recentemente, a aplicação do Gemini foi também atualizada com uma melhor renderização de LaTeX e uma nova funcionalidade de exportação para PDF, a par do novo modelo de geração de vídeo, Veo 3.1, que promete uma melhor compreensão de narrativas, estilos cinematográficos e interações entre personagens.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!