
A Nvidia, principal beneficiária da atual explosão no campo da inteligência artificial, alcançou um feito histórico ao tornar-se na primeira empresa de capital aberto a ultrapassar a marca dos 5 biliões de dólares em valor de mercado. Este marco foi atingido esta quarta-feira, com as ações da empresa a subirem mais de 5,6%, atingindo um pico de 212,19 dólares por ação.
Os catalisadores de um crescimento sem precedentes
Este impressionante crescimento foi impulsionado por uma série de notícias positivas. O otimismo dos investidores foi alimentado pela expectativa de que o Presidente dos EUA, Donald Trump, discuta os novos chips Blackwell da Nvidia com o Presidente chinês, Xi Jinping, ainda esta semana.
A somar a isto, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que a empresa prevê alcançar 500 mil milhões de dólares em vendas de chips de IA e que está a construir sete novos supercomputadores para o governo dos EUA em áreas estratégicas como a segurança, energia e ciência, projetos que exigirão milhares das suas unidades de processamento gráfico (GPU). A empresa anunciou também um investimento de mil milhões de dólares na Nokia para capacitar os fornecedores de serviços de comunicação a lançar redes 5G-Advanced e 6G nativas de IA nas plataformas da Nvidia.
A dimensão da era da Inteligência Artificial
Este novo recorde surge apenas três meses depois de a Nvidia ter sido a primeira empresa a cruzar a barreira dos 4 biliões de dólares. As suas ações já valorizaram mais de 50% este ano, refletindo uma procura aparentemente insaciável pelos seus GPUs, que se tornaram essenciais nos centros de dados para treinar grandes modelos de linguagem (LLMs) e outras tarefas de inteligência artificial.
De uma forma mais geral, as ações de tecnologia têm disparado com o otimismo de que a IA irá revolucionar indústrias em todo o mundo, de forma semelhante ao que a internet fez no passado. Nos últimos meses, a Nvidia esteve no centro de vários negócios multimilionários para aumentar a capacidade computacional necessária para os modelos de IA mais exigentes, incluindo um anúncio de que investiria até 100 mil milhões de dólares na OpenAI nos próximos anos.
Para colocar a sua dimensão em perspetiva, com uma capitalização de mercado de 5 biliões de dólares, a Nvidia vale agora mais do que os mercados de ações agregados de todos os países, à exceção dos Estados Unidos, China e Japão, segundo avança a TechCrunch.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!