
A AMD anunciou uma parceria estratégica com o Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos para construir os novos supercomputadores de Inteligência Artificial (IA) soberana no famoso Laboratório Nacional de Oak Ridge. Conforme detalhado no comunicado oficial da AMD, os seus produtos irão equipar as máquinas Lux e Discovery, que serão construídas pela Hewlett Packard Enterprises (HPE) e se tornarão os principais supercomputadores do DoE sob o Plano de Ação de IA da administração Trump.
Este ambicioso projeto, viabilizado por um investimento público e privado de cerca de 950 milhões de euros, visa capacitar os investigadores para enfrentarem os maiores desafios nas áreas da energia, medicina, saúde e segurança nacional.
O que é a IA Soberana?
O conceito de IA soberana é fundamental para esta iniciativa. Segundo a definição da NVIDIA, refere-se à "capacidade de uma nação para produzir inteligência artificial utilizando a sua própria infraestrutura, dados, força de trabalho e redes empresariais". Essencialmente, é uma aposta na autossuficiência tecnológica para garantir a segurança e a liderança no cenário global.
Lux: a primeira Fábrica de IA dos EUA chega em 2026
O primeiro destes supercomputadores a ser construído será o Lux, com implementação prevista para 2026. Este sistema será alimentado por uma combinação de tecnologia de ponta da AMD, incluindo as placas gráficas (GPUs) AMD Instinct MI355X, os processadores (CPUs) AMD EPYC e as tecnologias de rede avançadas AMD Pensando.
A AMD afirma que o Lux se tornará a primeira supercomputador "Fábrica de IA" dos EUA, respondendo às necessidades imediatas do DoE e dando ao país uma "vantagem inicial e decisiva" na aplicação de IA para acelerar a inovação científica.
Discovery: a próxima geração para 2029
Seguindo o Lux, a AMD está também a colaborar no desenvolvimento do supercomputador Discovery, previsto para se tornar operacional em 2029. Este sistema será equipado com a próxima geração de CPUs AMD EPYC, com o nome de código "Venice", e com os novos aceleradores AMD Instinct MI430X, uma nova série MI400 criada especificamente para IA soberana e computação de alto desempenho.
Stephen Streiffer, diretor de Oak Ridge, afirmou que "o sistema Discovery irá impulsionar a inovação científica mais rápido e mais longe do que nunca". As expectativas são de que esta máquina possibilite avanços significativos em áreas como a segurança e a produção de energia nuclear mais barata e segura.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!