
Se tinha esperança de que a chegada da Inteligência Artificial (IA) à Pesquisa Google significasse o fim dos anúncios, pode tirar o cavalinho da chuva. A gigante tecnológica já confirmou que a publicidade não só vai continuar a ser uma peça central da sua estratégia, como poderá tornar-se ainda mais pessoal e integrada na experiência de pesquisa.
Atualmente, a Google tem duas grandes funcionalidades de IA na sua pesquisa. A primeira são os "AI Overviews", resumos gerados por IA que surgem no topo dos resultados, e a segunda é o "AI Mode", uma experiência mais imersiva e personalizada, semelhante ao ChatGPT. Com receitas de publicidade a atingirem os 56,57 mil milhões de dólares recentemente, era impensável que a empresa abdicasse da sua principal fonte de rendimento.
O inevitável futuro da publicidade na IA
Num podcast recente, Robby Stein, da Google, deixou claro que, embora a experiência publicitária possa evoluir, os anúncios não vão desaparecer. Pelo contrário, a empresa vê a IA como uma oportunidade para tornar a publicidade ainda mais útil e contextual.
Stein explica que, no futuro, poderemos fazer perguntas muito mais complexas e pessoais. "Pode tirar uma fotografia aos seus sapatos e perguntar, 'Ei, estes são os meus sapatos. Que outros sapatos fixes como estes existem?' (...) Ou pode fazer uma pergunta sobre um restaurante com cinco frases sobre todas as suas alergias e problemas... e pode colocar isso no Google agora", argumenta, explicando que este é o contexto onde os anúncios se podem encaixar.
"Penso que é uma oportunidade para o futuro ser ainda mais útil para si, particularmente num contexto publicitário. E por isso, começámos algumas experiências com anúncios dentro do AI Mode e nas experiências de IA da Google", acrescentou.
A sua vida digital como alvo publicitário
O plano da Google passa por utilizar o AI Mode para responder a perguntas pessoais e, com base nessas interações, apresentar anúncios altamente personalizados. A empresa já confirmou que planeia integrar serviços como o Gmail e o Drive no seu modo de IA, criando uma nova experiência onde a inteligência artificial tem acesso a uma vasta quantidade de informação sobre o utilizador.
Ainda que a ideia possa levantar sérias questões de privacidade, esta parece ser a direção inequívoca da empresa. A Google já está a testar anúncios na sua pesquisa com IA de forma limitada, e mais detalhes sobre estes planos deverão ser revelados no próximo ano.











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