1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

satélite

O Grupo Vodafone e a AST SpaceMobile anunciaram hoje que a Alemanha foi o país escolhido para albergar o seu principal Centro de Operações de Satélites. Este centro será o "cérebro" da SatCo, a joint venture das duas empresas (sediada no Luxemburgo), e terá a missão de gerir a conectividade por satélite para operadores móveis em toda a Europa.

O objetivo é claro: garantir banda larga móvel em todo o lado, mesmo em zonas de fraca cobertura, e apoiar serviços de emergência em caso de catástrofe. O centro ficará localizado perto de Munique ou de Hanôver, dependendo das negociações finais.

A rede que fala com smartphones comuns

A AST SpaceMobile está a construir a primeira e única rede de banda larga móvel espacial projetada para se ligar diretamente a smartphones comuns, sem necessidade de hardware especial, servindo tanto clientes comerciais como governamentais.

A SatCo pretende usar esta tecnologia para fornecer um serviço europeu escalável. Segundo o comunicado, operadoras em 21 estados-membros da UE e outros países europeus já manifestaram interesse. O lançamento comercial está previsto para 2026.

A Europa no comando: soberania e segurança

A escolha da Alemanha não é um acaso. A constelação de satélites planeada para a UE incluirá um "comutador de comando" abrangente. Esta funcionalidade garante a supervisão e segurança europeias, permitindo atualizar todas as chaves de encriptação (TTC) e gerir as comunicações (bandas S e Q/V). Na prática, permite controlar a ativação, desativação e direção dos feixes de satélite no continente.

Além do uso comercial, a rede foi pensada para apoiar esforços de proteção civil e socorro em caso de catástrofes (PPDR). A tecnologia fornece conectividade de banda larga fiável diretamente aos dispositivos móveis das equipas de emergência, mesmo nos cenários mais desafiantes.

A visão dos CEOs

Margherita Della Valle, CEO da Vodafone, destacou a importância da soberania: "A SatCo oferece uma solução de satélite soberana para toda a Europa. Dará às operadoras europeias acesso a comunicações por satélite seguras e resilientes, complementando as redes de telecomunicações terrestres existentes. (...) Ao estabelecer uma constelação de satélites na UE e o nosso principal centro de comando na Alemanha, estamos a garantir que a próxima fronteira da infraestrutura de comunicações esteja firmemente enraizada na Europa."

Abel Avellan, Fundador e CEO da AST SpaceMobile, reforçou: "Em conjunto com a Vodafone, estamos a acelerar a chegada da verdadeira banda larga móvel a partir do espaço em toda a Europa. O Centro de Operações da Alemanha será o centro operacional da nossa constelação BlueBird na Europa".

Detalhes técnicos e o futuro

O centro de operações, além de monitorizar eventos espaciais (como erupções solares), albergará uma das estações terrestres (gateways) da rede. Estas gateways fazem a ligação de backhaul segura entre os satélites e as redes 5G e 4G terrestres, permitindo que o utilizador alterne entre cobertura espacial e terrestre sem interrupções.

Para garantir a integração harmoniosa, a AST SpaceMobile já submeteu, através da Alemanha, a documentação necessária à União Internacional de Telecomunicações (UIT) para registar a nova constelação de banda média. A SatCo é também candidata ao acesso ao espectro de 2 GHz da UE para Serviços Móveis por Satélite (MSS).

As empresas recordam que a tecnologia já provou ser capaz de realizar a primeira videochamada espacial para um telemóvel não modificado na Europa e atingir velocidades de download superiores a 20 Mbps. A próxima geração de satélites (Block 2 BlueBirds) foi projetada para fornecer até 10 vezes mais capacidade, permitindo picos de 120 Mbps.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech