
O Galaxy S26 Ultra da Samsung é um dos smartphones mais aguardados, e já está confirmado que irá utilizar o mais recente e potente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite Gen 5. Contudo, os primeiros testes de benchmark a este novo chip estão a acender alguns alertas: a plataforma parece gerar um calor significativo quando está sob utilização intensa, o que coloca um sério desafio de engenharia nas mãos da Samsung.
Os benchmarks não deixam dúvidas
Testes de stress recentes, realizados em outros equipamentos que também utilizam o Snapdragon 8 Elite Gen 5, revelaram o seu potencial de aquecimento. Conforme detalhado pelo SammyGuru, o RedMagic 11 Pro atingiu uns preocupantes 56°C.
Outro modelo testado, o realme GT 8 Pro, conseguiu manter a temperatura nos 44°C, mas fê-lo à custa de um "throttling" (redução de desempenho) extremo. Para controlar o calor, o desempenho do chip teve de ser reduzido para apenas 28,6% da sua capacidade máxima. Isto demonstra que, sem um sistema de dissipação de calor muito eficiente, o processador perde uma parte considerável da sua performance.
Samsung com um desafio (ainda) maior
Para a Samsung, a tarefa será ainda mais complicada. A empresa não só terá de encontrar uma forma de gerir este calor para evitar que o desempenho do S26 Ultra caia a pique, como terá de o fazer com uma versão personalizada do chip.
A Qualcomm já confirmou que o topo de gama da Samsung usará uma versão customizada do Snapdragon 8 Elite Gen 5, que deverá operar a frequências ainda mais elevadas, atingindo os 4,74 GHz (superior aos 4,6 GHz da versão padrão). Esta aposta sugere que a Samsung está confiante na sua solução de arrefecimento, que terá de ser exemplar para conseguir domar a potência deste novo chip.
O Snapdragon 8 Elite Gen 5 promete ser um "monstro" de desempenho, vindo equipado com núcleos de CPU Oryon de 3ª geração, oferecendo 20% mais desempenho e 36% mais eficiência que o seu antecessor. A nova GPU Adreno também promete 23% mais performance gráfica com 20% mais eficiência. Resta agora saber que "truque" de engenharia terá a Samsung na manga.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!