
Embora a escrita inteligente e a correção automática sejam funcionalidades críticas num teclado virtual, os emojis tornaram-se numa parte indispensável da nossa comunicação diária. A Google parece estar ciente desta realidade e prepara-se para lançar uma atualização no Gboard que promete melhorar a visibilidade destas pequenas imagens, especialmente para quem necessita de letras maiores no ecrã.
Adaptação dinâmica para melhor leitura
Até agora, a experiência de utilização do Gboard tinha uma limitação curiosa: o tamanho dos emojis na grelha de seleção permanecia estático, independentemente das definições de texto do sistema. Se um utilizador aumentasse o tamanho da letra nas definições do telemóvel para melhorar a leitura, o texto da aplicação crescia, mas os emojis mantinham-se pequenos. A única forma de os aumentar era alterando a "escala de visualização" (DPI) de todo o ecrã, o que afeta todos os elementos da interface e não apenas o texto.
Esta situação está prestes a mudar. A descoberta foi partilhada originalmente pelo portal Android Authority, que identificou uma nova funcionalidade na versão beta do Gboard. Com esta alteração, passa a existir uma opção chamada "Escalar os emojis com o tamanho da fonte".

Acessibilidade reforçada no Android
Ao ativar esta nova configuração, a grelha de emojis do teclado passa a respeitar as definições de tamanho de letra escolhidas pelo utilizador nas definições gerais do Android. Isto significa que, se preferires letras grandes para não esforçar a vista, os emojis acompanharão esse aumento de escala, tornando-se muito mais fáceis de identificar e selecionar.
Esta funcionalidade foi detetada na versão beta 16.7.4.861137547 do Gboard e representa uma vitória importante para a acessibilidade. Deixa de ser necessário comprometer o tamanho geral da interface do telemóvel apenas para conseguir ver melhor qual a expressão facial que se está a enviar.
Embora a funcionalidade ainda esteja em fase de testes e restrita à versão beta, dado o nível de implementação funcional, é expectável que chegue à versão estável da aplicação para todos os utilizadores num futuro próximo. Esta novidade junta-se a outras melhorias recentes da equipa de desenvolvimento, que tem focado esforços em tornar o teclado mais rápido e visualmente coerente.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!