1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google Chrome logo

A Google lançou um conjunto de atualizações de emergência destinadas a resolver uma vulnerabilidade de alta gravidade no Chrome, a qual já se encontra a ser explorada ativamente por atacantes. Esta é a primeira falha de segurança deste tipo a ser corrigida pela tecnológica desde o início do ano.

A confirmação de que existem formas de exploração desta falha a circular publicamente foi partilhada no final da semana passada. A empresa referiu estar ciente da situação, sublinhando a importância de instalar a nova versão do navegador o mais rapidamente possível.

Correção urgente para o primeiro zero-day do ano

A vulnerabilidade em causa, rastreada sob o código CVE-2026-2441, foi reportada pelo investigador de segurança Shaheen Fazim. O problema tem origem numa falha do tipo use-after-free relacionada com a forma como o navegador processa certos valores de tipos de letra CSS. Quando explorada com sucesso, esta brecha permite que os atacantes provoquem o encerramento inesperado da aplicação, problemas de apresentação visual, corrupção de dados ou outros comportamentos anómalos no sistema do utilizador.

O código implementado para corrigir a situação indica que a resolução foca-se no problema imediato. No entanto, os engenheiros responsáveis assinalaram que ainda existe trabalho adicional a ser feito na resolução deste erro, o que sugere que esta poderá ser uma medida de contenção ou que aspetos secundários serão abordados posteriormente.

Devido à gravidade do problema e à sua exploração ativa, a correção foi aplicada de imediato na versão estável do programa, em vez de aguardar pelo ciclo normal de lançamentos. A empresa optou também por reter os detalhes técnicos mais específicos do ataque até que a grande maioria dos utilizadores tenha tido a oportunidade de instalar o pacote de segurança, uma prática destinada a proteger quem ainda não atualizou o sistema.

Atualização recomendada para todos os sistemas

As novas versões que contêm a correção já começaram a ser distribuídas globalmente e irão chegar de forma gradual ao longo dos próximos dias a quem utiliza o Windows, o macOS nas versões 145.0.7632.75 ou 76, bem como em distribuições Linux na versão 144.0.7559.75.

Para garantir a proteção, basta deixar o programa realizar a verificação automática de atualizações e reiniciar a aplicação quando o processo for concluído, conforme indicado no blog oficial de lançamentos.

Apesar de ser a primeira brecha a exigir atenção imediata em 2026, no ano anterior foram abordadas oito vulnerabilidades zero-day que estavam a ser ativamente abusadas, muitas delas descobertas pela equipa especializada da própria tecnológica responsável por investigar ameaças avançadas e ataques direcionados.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech