
A Microsoft confirmou estar ciente de dois problemas distintos que têm afetado algumas instalações do Windows 11, incluindo um erro fatal que encerrava os computadores. Com a atualização de fevereiro de 2026, a empresa lança finalmente as correções para estas dores de cabeça, que envolviam falhas gráficas e dificuldades de ligação à internet.
O fim do ecrã preto da morte
De acordo com os relatos, um bug no sistema operativo causava o bloqueio de certos computadores com o temido Ecrã Preto da Morte (BSOD), exibindo o código de erro KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE. Este problema não é exatamente novo, com queixas que remontam a 2023. No entanto, após as atualizações mais recentes, o número de utilizadores afetados ao depararem-se com o ecrã fatal (que por vezes pode surgir a verde em vez de preto) disparou.
O problema manifestava-se em configurações específicas de placas gráficas, não estando limitado apenas a equipamentos Nvidia, e estava diretamente ligado ao ficheiro dxgmms2.sys, que é um componente central de gestão de memória do DirectX. Quando o kernel detetava uma corrupção ou alteração inválida na estrutura de dados, o sistema encerrava-se por precaução. No Feedback Hub, utilizadores queixaram-se de que o ecrã fatal surgia ao tentar jogar títulos como o Genshin Impact. As notas de lançamento de fevereiro de 2026 confirmam que o erro foi finalmente resolvido e detalham a correção para a falha, conforme a documentação oficial de suporte.
Ligações Wi-Fi WPA3 voltam à normalidade
Além dos problemas gráficos, a empresa reconheceu também uma falha que impedia alguns computadores de se ligarem a redes Wi-Fi baseadas na norma de segurança WPA3-Personal. Este problema teve origem na atualização opcional de janeiro de 2026, identificada como KB5074105. A falha afetava apenas redes específicas, embora não tenha sido divulgada uma lista exata das configurações incompatíveis.
A boa notícia para os utilizadores é que ambas as situações estão corrigidas na atualização deste mês. No entanto, é importante ter em conta que a distribuição das correções está a ser feita de forma gradual. Isto significa que, mesmo com a atualização instalada, alguns computadores podem ainda deparar-se com as falhas até que o processo seja totalmente aplicado aos sistemas em todo o mundo.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!