1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Youtube logo

A guerra entre o YouTube e os utilizadores que preferem evitar a publicidade ganhou um novo capítulo. Parece que a plataforma de vídeos decidiu que, se não queres ver anúncios, também não precisas de ler o que as outras pessoas pensam sobre o que estás a ver.

Comentários e descrições no alvo

Vários relatos surgidos recentemente em fóruns como o Reddit indicam que a Google está a testar uma medida bastante drástica. Os utilizadores que acedem ao site com extensões de adblock ativas estão a encontrar a secção de comentários totalmente vazia ou, em certos casos, inacessível.

Mas o "castigo" não fica por aqui. De acordo com as informações avançadas pelo site Android Authority, há quem esteja também a ficar sem acesso à descrição dos vídeos. Isto impede a visualização de links importantes, notas do criador de conteúdo e até as recomendações que costumam aparecer nessa área. É, na prática, uma forma de degradar a experiência de navegação para tornar o uso destas ferramentas de bloqueio muito menos apelativo.

youtube perde descrição e comentários

O histórico de medidas contra os adblockers

Esta não é a primeira vez que a plataforma recorre a táticas agressivas para proteger as suas receitas publicitárias. O serviço já experimentou diversas abordagens para desencorajar o uso de bloqueadores:

  • Mensagens pop-up que impedem a reprodução do vídeo até que o utilizador desative o adblocker.

  • Criação de uma lentidão artificial no carregamento do site e buffering propositado.

  • Vídeos que saltam automaticamente para o fim se for detetado software de bloqueio ativo.

Embora a empresa ainda não tenha feito qualquer comentário oficial sobre estes novos testes, a mensagem parece ser clara. Para ter a experiência completa e sem interrupções, o serviço quer empurrar os internautas para a sua subscrição Premium. Resta agora saber se esta nova barreira social — ao impedir a interação nos comentários — será o passo que finalmente convencerá os utilizadores a abrir a carteira ou se irá apenas gerar ainda mais descontentamento na comunidade tecnológica.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech