Tal como se encontrava previsto pela Anacom, ao meio dia de hoje (26-04) foram terminadas as emissões do sinal de televisão analógico, passando todo o continente a usufruir do TDT.
Segundo revela a ANACOM, no seu site, esta é a recta final do processo de transição, sendo que se encontra previsto a desactivação de 18 emissores e 115 retransmissores do sinal analógico, maioritariamente nas zonas rurais e menos populosas do País.
No entanto o processo poderá causar o “apagão” para as “zonas sombra” em Portugal, onde o sinal TDT ainda não se encontra a ser emitido e, desta forma, deixa de ser possível ver televisão utilizando os meios convencionais, sendo a alternativa o recurso a antenas de satélite.
Segundo revela a Deco, em cinco zonas onde a PT, empresa responsável pelo sistema TDT em Portugal, revela terem cobertura, segundo os relatos apurados pela DECO nas localidades, o sinal é insuficiente ou inexistente.
A DECO aconselha os utilizadores a que, antes de procederem à compra dos equipamentos, verifiquem junto da PT se a zona de habitação se encontra coberta pelo TDT. Caso a resposta seja afirmativa mas seja verificado um sinal insuficiente na zona, a PT pode ser contactada para reencaminhar um técnico ao local, de forma gratuita.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!