A Wikipédia tem obtido, nos últimos anos, um enorme apreço de toda a comunidade e continua em grande expansão, mas nem sempre pode ter o conteúdo que se procura.
É certo que a Wikipédia não têm a fama de surgir “offline”, mas pode acontecer… E, mesmo que não esteja offline, é sempre bom conhecer algumas alternativas, seja para uma procura mais extensiva ou porque a Wikipédia não respondeu a todas as dúvidas.
Nesta lista iremos apresentar algumas alternativas à Wikipédia (infelizmente não tão completas e a maioria num único idioma: Inglês), mas que o podem ajudar quando uma só enciclopédia não chega.
Citizendium - http://citizendium.org
O Citizendium pode não ter o número de artigos da Wikipédia, mas possui uma comunidade dedicada e de editores aprovados para o “cargo”. Actualmente dispõe de cerca de 16.000 artigos, sendo que 159 foram aprovados, até à data, por peritos.
Além disso, qualquer utilizador poderá registar-se como editor e participar na edição e criação de novos artigos.
Debatepedia - http://debatepedia.idebate.org
A Debatepedia autointitula-se como a “Wikipédia dos debates”. Esta wiki pretende debater os pós e contras de um determinado tema, com a ajuda de toda a comunidade. É um excelente local para a procura de temas que possam surgir em debates, no entanto não possui artigos complexos de outros temas.
Encyclopedia - http://www.encyclopedia.com/
A Encyclopedia permite efectuar pesquisas sobre qualquer tema em mais de 100 enciclopédias online e dicionários. O principal objectivo passa por ser um “motor de busca” para outros sites e wikis.
Google Académico - http://scholar.google.pt/
Apesar de, por si só, não ser uma enciclopédia online, o Google Académico permite realizar pesquisas e obter informações sobre diversos temas académicos, como teses e biografias.
Scholarpedia - http://www.scholarpedia.org
O Scholarpedia baseia-se no mesmo sistema da Wikipédia, no entanto as edições nesta são mais restritas. Somente são publicados online artigos que tenham sido revistos e previamente aprovados por um perito, garantindo assim uma informação fidedigna.
Wikia - http://www.wikia.com
A Wikia permite que qualquer utilizador possa iniciar a sua própria wiki, sem conhecimentos técnicos avançados. Desta forma poderá partilhar os seus conhecimentos com milhares de outros utilizadores. Apesar do sistema de filtragem, os editores são os próprios utilizadores, pelo que a informação necessita, na generalidade dos casos, de uma segunda revisão para garantir que se encontra correcta.
E agora já conhece alguns locais alternativos à famosa Wikipédia. Já utilizava algum destes sites como alternativa à Wikipédia?
Deixe o seu comentário.