Segundo revela um estudo do Pew Research Center, o Youtube encontra-se como um dos principais meios de acessos a conteúdos noticiosos. Este estudo revela que, cada vez mais, os utilizadores acedem ao Youtube para obterem noticias sobre grandes acontecimentos à escala global.
O estudo, que teve como base a analise dos vídeos mais vistos ao longo de 15 meses, revela que o portal de vídeos, embora ainda não atinja uma escala igual ao dos noticiários televisivos, encontra-se a obter cada vez mais conteúdos de particulares e jornalistas de todo o mundo.
Amy Mitchell, do Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism, afirma à Associated Press que "Há uma nova forma de jornalismo nesta plataforma", sublinhando que "É um modelo em que a relação entre as entidades noticiosas e os cidadãos é mais dinâmica e complexa do que a até agora observada na maioria das plataformas".
DE acordo com os dados obtidos, um terço dos vídeos mais populares durante este período foram colocados online por particulares, sendo que os restantes pertencem a empresas e jornalistas, mas que incluem também vídeos de particulares como meio de informação ao público.
Já entre os temas mais noticiados no Youtube durante este período, que decorreu entre janeiro de 2011 a março de 2012, são o terramoto e o tsunami no Japão, as eleições russas, os conflitos no Médio Oriente, a queda de um palco em Indiana, nos EUA, e o naufrágio do navio italiano Costa Concordia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!