1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Sinais de vida extraterrestre descobertos em Vénus
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Sinais de vida extraterrestre descobertos em Vénus em Seg 14 Set 2020 - 18:58

DJPRMF

planeta venus

Novos indícios aponta a possibilidade de sinais de vida terem sido detetados no planeta Vénus. Um conjunto de investigadores revelou ter descoberto a existência de Fosfina no planeta vizinho à Terra.

A existência de Fosfina, um composto químico, indica a possibilidade de sinais de vida existirem no planeta. Este composto não se encontra em grandes quantidades fora do planeta Terra, e até ao momento os investigadores ainda não conseguiram concluir como o mesmo surgiu em Vénus.

Na Terra, a Fosfina é normalmente encontrada em locais com gases tóxicos ou poluentes, e é acompanhado por um cheiro similar ao de peixe podre. Apesar de poder ser gerado a partir de fábricas e outros componentes fabricados pelo homem, este composto também é libertado por bactérias e outros micro-organismos.

Como tal, a existência do mesmo em Vénus indica a possibilidade que existam sinais de vida no planeta – embora esteja longe de ser algo dos “filmes”, mas sim apenas bactérias e outros organismos. Este composto é também apontado como um dos principais indícios da existência de vida em planetas remotos com formações rochosas – os investigadores acreditam que grandes quantidades do mesmo são prova da existência de vida.

De notar que o solo no planeta Vénus é bastante agreste, contando com um clima quente e ácido, o que dificulta a tarefa de ser criada qualquer forma de vida no mesmo. No entanto, sobre a atmosfera existe uma certa camada onde a existência de bactérias e outros micro-organismos é certamente possível. Foi exatamente nesta camada que a Fosfina foi descoberta pelos investigadores.

venus e as suas camadas

Segundo revela o portal Independent, os investigadores da Cardiff University confirmaram a descoberta, mas também alerta a comunidade cientifica para o facto que não existem provas concretas sobre o que esta descoberta significa. Como os próprios indicam, em causa encontra-se o facto de não existir nenhum motivo aparenta para a Fosfina encontrar-se na atmosfera de Vénus.

Segundo Emily Drabek-Maunder, astrofísica da Royal Observatory Greenwich, refere que ou este composto encontra-se a ser gerado por algum processo químico no planeta que seja desconhecido sobre  a ciência atual, ou existe a possibilidade que este se encontre a ser gerado por motivos biológicos.

Ainda assim, é importante referir que isto não confirma a existência de vida no planeta. Até ao momento tudo o que existe são indícios de algo desconhecido e que pode ser derivado da existência de vida extraterrestre, mas nada a confirmar com exatidão o mesmo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech