1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Hackers pró-russos controlaram barragem na Noruega e abriram as comportas remotamente
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Hackers pró-russos controlaram barragem na Noruega e abriram as comportas remotamente em Qui 14 Ago 2025 - 18:57

DJPRMF

barragem de água

O Serviço de Segurança da Polícia Norueguesa (PST) revelou que um grupo de hackers pró-russos conseguiu assumir o controlo dos sistemas de uma barragem no país, num incidente ocorrido em abril. O ataque visou a barragem de Bremanger e consistiu numa demonstração de força, culminando na abertura remota das comportas de escoamento de água.

Este ato de sabotagem é visto pelas autoridades não como uma tentativa de causar destruição massiva, mas sim como uma exibição das capacidades dos atacantes para gerar instabilidade e medo.

Ataque foi uma demonstração de força

Durante o fórum nacional Arendalsuka, a chefe do PST, Beate Gangås, abordou o incidente, explicando a intenção por detrás da operação. “Eles não pretendem necessariamente causar destruição, mas sim mostrar do que são capazes”, afirmou Gangås. “O objetivo deste tipo de ações é exercer influência e criar medo ou agitação na população”, acrescentou, sublinhando que a Rússia se tornou mais perigosa.

O ciberataque comprometeu um sistema digital que controla o fluxo de água, permitindo que os hackers abrissem as válvulas de saída. Este tipo de ações tem sido associado a grupos patrocinados por estados, como o Sandworm (APT44), que procuram exagerar o impacto das suas operações para criar incerteza e humilhar publicamente as organizações comprometidas.

Milhões de litros de água libertados

De acordo com o meio de comunicação norueguês VG, os operadores da barragem demoraram cerca de quatro horas a detetar e reverter a configuração maliciosa das válvulas. Nesse período, mais de 7,2 milhões de litros de água foram libertados.

O Serviço Nacional de Investigação Criminal da Noruega (Kripos) chegou à mesma conclusão em junho, após analisar vídeos que os próprios hacktivistas publicaram na plataforma Telegram para provar a sua intrusão. O vídeo, com a duração de três minutos, mostrava o painel de controlo da barragem e incluía uma marca de água associada a um conhecido grupo de cibercriminosos pró-russos.

Rússia é a maior ameaça para a Noruega

Este incidente marca a segunda vez que a Rússia é associada a ataques contra entidades norueguesas, sendo o anterior um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) contra os serviços estatais do país.

O chefe dos serviços de informações da Noruega, Nils Andreas Stensønes, afirmou que, embora a Noruega não esteja em guerra com a Rússia, o presidente Putin mantém a tensão através de ataques híbridos contra todo o Ocidente. Stensønes descreveu a Rússia como um vizinho imprevisível e a maior ameaça que a Noruega enfrenta atualmente, reforçando a necessidade de uma vigilância constante em matéria de segurança.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech