Ao longo dos últimos meses, a Google têm anunciado o encerramento de diversos serviços. E chega agora uma nova lista.
Segundo a mensagem publicada no blog oficial da empresa, com o sugestivo titulo de “limpezas da primavera”, a Google anunciou uma nova lista de serviços e funcionalidades que irão ser gradualmente desactivadas.
Entre estas encontram-se:
- AdSense for Feeds: Esta funcionalidade permitia adicionar anúncios publicitários do Adsense nos feeds do Feedburner. Os anúncios serão removidos a partir de 2 de Outubro, sendo a funcionalidade desactivada a 3 de Novembro.
- Classic Plus: Esta funcionalidade permitia o upload ou selecção de uma imagem de fundo para o Google.com. A partir de 16 de Outubro os utilizadores irão deixar de poder efectuar o upload de novas imagens, sendo o serviço desactivado no inicio de Novembro.
- Google storage: O espaço de armazenamento de imagens do Picassa será consolidado com o do Google Drive, ficando assim um espaço de 5GB disponível para ambos os serviços.
- Spreadsheet Gadgets: Esta funcionalidade permitia aos utilizadores adicionarem funções específicas e personalizadas às folhas de cálculo da Google. Esta funcionalidade irá começar a ser desactivada, de forma gradual, a partir do próximo ano.
- Google News Badges: O Google News Badges e as secções recomendadas começarão a ser desactivados a partir de 15 de outubro. No entanto ainda continuará ser possível adicionar secções específicas ou a frequência com que diferentes fontes surgem nos resultados.
- Insights for Search: O serviço foi remodelado no novo Google Trends, pelo que não existe a necessidade de o mesmo continuar activo.
- Places Directory: Esta aplicação para o sistema Android permitia obter informações de locais interessantes perto do utilizador. A aplicação foi substituída pelo Google Maps,que oferece uma melhor experiência de utilização, sendo que esta irá deixar de se encontrar no Google Play e o site da mesma será brevemente desactivado.
- +1 Reports: Esta funcionalidade, destinada às ferramentas de webmaster, permitia medir a actividade do botão +1 de uma página. Devido à introdução da funcionalidade Social Reports no Google Analytics, esta funcionalidade irá deixar de ser suportada a 14 de Novembro.