Segundo noticia o jornal Publico, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), entidade gestora dos domínios .pt e da infraestrutura de Internet no ensino superior, irá ser integrada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Esta decisão faz parte das medidas aprovadas em conselho de ministro, durante a semana passada, tendo já criado criticas junto da FCCN.
Pedro Veiga, diretor da FCCN, revela encontrar-se estupefacto com a medida, sublinhado que a FCCN foi uma "das fundações mais bem avaliadas" no processo de avaliação feito pelo Governo. O executivo revela ainda quea Fundação para a Ciência e a Tecnologia é uma entidade financiadora sem as competências para assumir a missão da FCCN.
Também já foi apresentada uma proposta por parte da FCCN para que a gestão os domínios .pt fique a cargo da ISOC Portugal, uma associação sem fins lucrativos para a promoção do desenvolvimento da Internet.
Além deste facto, a FCCN emprega, atualmente, 75 funcionários, 40 das quais engenheiros e 15 dedicadas à gestão de domínios .pt. Com esta medida, Pedro Veiga revela-se preocupado com a possibilidade de despedimento dos funcionários.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!