DJPRMF escreveu:O Chrome divide as varias abas/extensões,etc por diferentes processos. Dessa forma, por exemplo, se uma aba estiver com problemas ou "bloqueie", apenas essa aba é afectada. No mesmo exemplo, no Firefox, em caso de problemas com uma aba todas as restantes, ou até o navegador por completo, podem bloquear...
O mesmo se aplica às extensões...
Veja cada aba/extensão no Chrome como uma sala em diferentes prédios. Se um prédio ruir, os restantes mantém-se de pé.
No Firefox todas as "salas" estão no mesmo prédio.
(foi o primeiro exemplo de que me lembrei )
Obviamente, devido a este formato, o Chorme possui uma utilização da RAM superior. Deixo o exemplo de cada navegador com 9 abas abertas (iguais):
http://files.tugatech.com.pt/imagens/topicos/tugatech-2014-03-09_18.59.39.jpg
De notar que o "consumo" do chrome inclui ainda as extensões, enquanto o do Firefox não. mas a diferença é sempre perceptível.
Se o que pretende é "poupar" na RAM, então o Firefox será a melhor opção. Se pretende estabilidade, então o Chrome é o recomendado.
Quanto ao Opera, note que este não possui como base o Chrome. O Opera é um navegador totalmente diferente do Chrome, tendo apenas uma ou outra característica igual (exemplo, as tecnologias utilizadas pelo motor de renderização). Mas, no final, são navegadores diferentes...
Quanto ao Internet Explorer, as versões mais recentes até são aceitáveis. A reputação do "navegador fraco" é mais do passado. Se utilizar as versões mais recentes do Internet Explorer, até são bastante satisfatórias para o utilizador comum, mas ainda deixam um pouco a desejar em comparação com o Chrome ou Firefox.
Por fim, se realmente for testar cada navegador, não utilize as versões "portáteis". Instale as versões completas no seu computador e teste assim. As versões portáteis podem conter diversas "modificações" que podem afectar os resultados do "melhor" navegador para si.