1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Em 2011, a norma UEFI deverá substituir a BIOS da maioria das motherboards dos computadores da família PC. Com este upgrade, o arranque dos PC deverá passar a demorar cinco segundos.

Ao cabo de 25 anos de uso, a famosa BIOS dos PC está à beira da desatualização e da extinção.

Os especialistas lembram que não há razão para alarme: em 2011, a maioria das máquinas lançadas no mercado já deverá funcionar com Unified Extensible Firmware Interface (UEFI), em vez de BIOS.

São várias as razões que tornaram a BIOS obsoleta e limitada: uma delas terá a ver com o aparecimento de sistemas computacionais de 64 bits; a outra estará relacionada com o lançamento de tablets, que têm como exigência a aceleração do arranque da máquina.

"Os limites de 2TB impostos inicialmente às drives usadas pelos PC vão tornar-se um problema brevemente para todos os utilizadores que usam as máquinas para arquivar vídeo e música", respondeu quando inquirido pela BBC, Brian Richardson, da AMI, empresa especializada no desenvolvimento de software para a BIOS.

À semelhança de outros especialistas no mercado, Richardson acrescenta ainda que 2011 vai ser o ano do UEFI.

A UEFI promete simplificar substancialmente a identificação dos vários componentes conectados à motherboard, reduzindo o período de arranque de um computador (entre o momento em que se prime o botão que liga a máquina e o momento em que o sistema operativo começa a ser "carregado").

Em vez dos 25 a 30 segundos da BIOS, a UEFI promete tempos de arranque de cerca de cinco segundos.

Atualmente, os computadores da Apple já operam com UEFI.
Fonte: Exame Informática




Comentário antigo:
De facto o 'arranque' da BIOS [até começar o carregamento do Windows] no meu desktop demora uns 25 segundos, mas também é uma BIOS cheia de mariquices [board P6T Deluxe v2] e não tenho nada optimizado para melhorar a rapidez.

Já o portátil começa a carregar o Windows em 5 segundos ou menos e.. é BIOS e não UEFI... Razz

Comentário antigo:
@Mk pt escreveu:De facto o 'arranque' da BIOS [até começar o carregamento do Windows] no meu desktop demora uns 25 segundos, mas também é uma BIOS cheia de mariquices [board P6T Deluxe v2] e não tenho nada optimizado para melhorar a rapidez.

Já o portátil começa a carregar o Windows em 5 segundos ou menos e.. é BIOS e não UEFI... Razz

Sim, mas agora imagine que, sem nenhuma optimização e cheio de "mariquices", inves de 25 segundos demorava 5 ou menos...

alem de que iria optimizar tambem quando se colocava novo hardware,etc...

Realmente nunca fiz este teste com o meu computador, mas irei ver quanto tempo demora a arrancar... Razz cheers

Comentário antigo:
Não é difícil imaginar porque o portátil faz em 5 segundo ou menos. Wink

É uma boa tecnologia, mas não é algo de revolucionário. Só dá para ganhar alguns segundos no arranque e não é em todos os casos [caso seja uma BIOS optimizada/ leve/ de portátil]..

É tecnologia diferente, que não tem nada a haver, mas um bom SSD permite 'arranque' mais rápido também [não na fase da BIOS/UEFI - antes de carregar o Windows, mas sim no carregamento do windows] e além disso melhora o desempenho geral do pc...
É que só mesmo alguns segundos no arranque não é algo de extraordinário também porque raros são os casos que se liga o pc mais que uma/duas vezes por dia.

Como disse, não é revolucionário, é apenas uma boa evolução...
Smile




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech