Qualquer utilizador com um smartphone ou tablet já deve ter estado numa situação em que necessitava do dispositivo mas a bateria não possibilitava a utilização pelo tempo pretendido. Existem vários meios para reduzir o consumo da bateria, como é o caso dos Modos de poupança de energia, mas nem todos os equipamentos os possuem.
A redução da luminosidade do ecrã também é um deles, mas nem sempre dá o tempo de bateria necessário. E é neste campo que entram aplicações como a aplicação Pixel Battery Saver.
Ao contrário do que a maioria dos Modos de poupança de energia e outras aplicações de poupança de bateria fazem, o Pixel Battery Saver ataca o principal consumidor de bateria num equipamento: o ecrã.
O ecrã é, de longe, o maior consumidor de bateria em qualquer equipamento. A pensar nisso, o Pixel Battery Saver reduz o consumo de bateria ao desligar vários pixéis do ecrã. Apesar de desligar os pixéis, ainda é possível continuar a utilizar o equipamento na normalidade (ou quase).
A aplicação, de forma básica, cria uma grelha no ecrã sobre a qual os vários pixéis são desligados. Existem vários modos de poupança, sendo que cada um desliga mais pixéis do que o anterior. O modo Lowest apenas desliga alguns dos pixéis, mantendo a qualidade e resolução. Já o modo de maior poupança, o “Highest”, desliga quase metade dos pixéis do ecrã, garantindo assim a maior duração da bateria em comparação com os restantes modos, mas ao fazê-lo afeta também a qualidade da imagem apresentada.
Infelizmente, nem todos os equipamentos suportam a aplicação. Em alguns dos casos os pixéis permanecem ligados ou não são escurecidos. No entanto, em funcionamento, a redução no consumo da bateria é significativa, principalmente em momentos de maior “aperto”.
Download: Google Play
Nenhum comentário
Seja o primeiro!