Na base de uma série de detenções e repressão de aplicação da lei sobre a notória serie de roubos com a identidade Zeus , a Microsoft está rapidamente a preparar se para extinguir o vírus proveniente do trojan, Zeus que começou a partir de computadores com o Windows instalado.
A empresa tem instruções de desinfecção Zeus em sua ferramenta de remoção de software malicioso, uma medida que a companhia espera desactivar a botnet do Windows para as máquinas infectadas.
A ferramenta gratuita , que é actualizada e divulgada na segunda terça-feira de cada mês, verifica verifica computadores com o Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000 e Windows Server 2003 para infectados por software malicioso predominante.
De acordo com Matt McCormack da Microsoft, fóruns clandestinos estão repletas de perguntas que vão desde o básico sobre como configurar o malware Zeus às pessoas gabando-se o tamanho de suas botnets, explica.
"Os controladores de botnets são bastante variados, desde iniciantes aparentes para aqueles que provavelmente tem a intenção mais maligna. Dito isto, encontramos-nos bater à porta do Zbot este mês, e estamos felizes. Zbot é a mais recente adição à crescente lista de cada vez de malware, e esperamos continuar a proteger o ecossistema do Windows com esta nova família firmemente em nossa mira."
No passado, a Microsoft tem usado o utilitário MSRT para desativar o botnet Storm e remover worms Sasser e importantes como Blaster.
Notícia em 1º mão em Portugal pelo Tugatech