O Primeiro-Ministro Britânico David Cameron é conhecido pelas suas regras restritas conta a utilização da Internet. E de acordo com recentes declarações, poderá avizinhar-se mais uma medida a aplicar no Reino Unido: a proibição de utilizar aplicações de comunicação instantânea.
Em entrevista ao The New York Times, David Cameron comentou os recentes ataques em Paris ao Charlie Hebdo. O Primeiro-ministro refere que não pretende que os cidadãos do Reino Unido tenham acesso a serviços de partilha de mensagens das quais as autoridades locais não podem ter controlo.
Ou seja, as aplicações que não facultem o acesso aos seus dados por parte das autoridades britânicas poderão, brevemente, ser banidas do continente. Isto inclui aplicações como o WhatsApp, SnapChat ou mesmo o iMessage.
Desta forma, para uma aplicação poder continuar a ser utilizada dentro do pais, terá de permitir o acesso das autoridades aos conteúdos das mensagens, indo em contrapartida da maioria das políticas de privacidade destes serviços.
Em todo o caso, a confirmar-se a implementação desta medida, a mesma somente deverá ocorrer em 2016.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!