1. TugaTech » Entretenimento » Offtopic

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1 Escolha de faculdade/curso - em Qui 19 Fev 2015 - 12:56

Jonymacarrony

Iniciante

Boas!

 

Peço desculpa por não me estar a apresentar no local adequado mas aproveito este tópico para o fazer e mato dois coelhos de uma cajadada já que a minha apresentação pode ser relevante para o tópico em questão.

 

O meu nome é João tenho 28 anos e um mestado numa área que nada tem a ver com informática.

Sou apaixonado por tecnologia, toda ela e pretendo alterar o rumo da minha vida por várias razões irrelevantes neste momento.

 

Para mudar esse rumo preciso de uma ajuda/opinião de quem está dentro do assunto que não é o meu caso.

 

Neste momento quero formar-me em informática e entrar no mercado de trabalho o mais rapidamente possivel.

 

Questão - Que curso e estabelecimento de ensino devo escolher tendo em conta os seguintes pontos:

 

  1. Já tenho 7 anos de faculdade (2 de um curso que não acabei, 3 de um curso que acabei e 2 de mestrado), como tal não quero passar mais 5 anos a fazer um curso de 3, e também queria evitar cursos com mestrado integrado. Quero passar o mínimo tempo possível na faculdade.
  2. Tenho tempo limitado, trabalho 6,5h por dia todos os dias da semana na parte da tarde, tenho as manhãs todas livres, mas não tenho as tarde e como só saio as 20h não sei se dá para fazer cursos em horário pós laboral.
  3. Não tenho medo do que é difícil mas como tenho tempo limitado, quero evitar estabelecimentos de ensino que privilegiem os trabalhos de grupos e que tenham uma carga de trabalho muito elevada fora do tempo de aula.
  4. Vou entrar no mercado de trabalho com 31 anos, como tal não grande disponibilidade para estar um tempo interminável em estágios, prezo estabelecimentos com boa credibilidade mas sobretudo aqueles que dêm oportunidade de começar logo a trabalhar, mais uma vez digo, não tenho medo de coisas difíceis.
  5. Não sou nenhum génio da matemática, mas sou aplicado.

Tinha pensado na Universidade Aberta porque alem de ser por e-learning e portanto a gestão do tempo é sempre minha, tenho entrada directa uma vez que já sou licenciado.

No entanto, parece-me que em termos de emprego é capaz de ter menos credibilidade que uma faculdade dita normal.

Nas outras universidades como as vagas para licenciados costumam ser poucas eu para assegurar a minha entrada irei ter de realizar o exame de matemática do 12º o que é um ponto negativo algo considerável.

 

Por favor deem-me algumas opiniões segundo as vossas experiências na faculdade onde tiraram o curso, aquilo que sabem do mercado de trabalho etc.

Ver perfil do usuário
conectado

#2 Re: Escolha de faculdade/curso - em Qui 19 Fev 2015 - 14:03

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

Antes de mais, acho que é importante referir algo.

Pessoalmente considero que o melhor meio de encontrar a melhor faculdade para si não é pela opinião directa de outros (e muito menos por este meio, sendo sincero).

 

Pode utilizar a internet como uma "procura secundária" por referencias sobre a faculdade, mas a pesquisa deve ser feita no "terreno".

Além disso, por mais escolhas que lhe sejam sugeridas por outros, nem sempre podem ser mais adequadas. Dando o meu exemplo, como não sei bem onde reside ou que outras instituições existem perto de si, posso não lhe indicar o mais correcto.

 

Em termos de credibilidade para emprego futuro, desde que seja trabalhador e esforçado, e obviamente tenha um curso completo com boa nota, não deverá ter problemas por ser na faculdade X ou Y.

 

Agora, quando a sugestões que lhe possa indicar, o maximo (e considero que o melhor) será seguir o que referi anteriormente Wink

 

Cumps

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#3 Re: Escolha de faculdade/curso - em Qui 19 Fev 2015 - 14:14

Jonymacarrony

Iniciante

Falha importante claro, sou da Costa da Caparica portanto considera-se Lisboa. Tudo o que seja fora de Lisboa e arredores (Setubal, Barreiro, etc) é esquecer porque como trabalho em Lisboa não posso deixar o trabalho para ir para uma faculdade fora da zona.

 

DJPRMF eu entendo perfeitamente o que quer dizer, e obviamente este não será o meio mais fiável de obter esta informação, no entanto é aquele em que consigo neste momento obter mais respostas de variadas fontes porque indo a uma faculdade a resposta vai ser sempre tendenciosa e sempre igual. Teria de visitar as faculdades todas e cruzar relatos, acabaria por obter de outra forma o que poderei obter aqui que são opiniões. Obtinha opiniões melhores, mas também o tempo que levaria seria muito superior.

Eu aqui pretendo obter o máximo possível de informação tendenciosa ou não mas que depois eu irei filtrar e juntar.

 

A internet eu já utilizei e a nível de opinião curiosamente parece-me que ainda está um pouco pobre. 

 

Aquilo que procuro é que digam "Eu andei na faculdade x e tive muitos trabalhos de grupo, mas sei que havia elevada taxa de emprego porque foram buscar uma carrada de alunos para as empresas", "eu andei na faculdade y e não foi muito exigente o curso mas ao sair tive de estar mais tempo a procura de trabalho..." etc, este tipo de opiniões. E depois tendo em conta o meu enquadramento dar algumas dicas de quem sabe da área.

Eu por exemplo não faço ideia se pelo facto de fazer o curso da Universidade Aberta tenho uma diferença muito grande na obtenção de emprego, porque ja me disseram que ha empresas que só contratam licenciados em determinadas faculdades e outras nem sequer têm em consideração. Mas também já me disseram o contrário

 

Ver perfil do usuário
conectado

#4 Re: Escolha de faculdade/curso - em Qui 19 Fev 2015 - 14:33

DJPRMF

Administrador
avatar

Lá está: é algo que varia muito e, no final, pode até acabar por complicar ainda mais a escolha.

 

Obviamente, as escolas vão sempre tentar "puxar" para o seu lado, mas não em todos os aspectos.

Por exemplo, relativamente aos horários ou ao tipo de trabalho que se realiza, é algo que pode ser perfeitamente questionado na instituição, sem "opiniões" de terceiros.

Nestes aspectos não deverão "puxar", visto que têm de ser verdadeiros.

 

Em tipo de referencias na zona de Lisboa, infelizmente não posso avançar muito (sou de Coimbra). Mas ficarei atento se encontrar algo interessante e direi se necessário. Smile

 

Agora, relativamente à "escolha" devido à faculdade, não digo que não possa ocorrer sobre certas entidades empregadoras. No entanto, se a pessoa a contratar for esforçada e demonstrar espirito trabalhador, duvido que uma empresa reconhecida possa fazer esse tipo de discriminação (pode-se mesmo chamar isso)...


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#5 Re: Escolha de faculdade/curso - em Sex 20 Fev 2015 - 9:43

Aprendiz

Avançado
avatar

Bom dia,

 

@Jonymacarrony, eu também sou da Costa da Caparica. Que coincidência!

Estou de momento no último semestre da licenciatura em engenharia informática na FCT-UNL, no Monte da Caparica. Fica perto e está no top 3 de universidades que leccionam sobre a informática (Por ordem de qualidade talvez seja Faculdade de Engenharias do Porto > Instituto Superior Técnico em Lisboa > Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)).

 

Posso contar-lhe a minha experiência enquanto estive na universidade, mas o que acho mais importante é partilhar consigo o que vejo nas ofertas de emprego que costumam aparecer (não são poucas)... O curso em si é óptimo, aprende-se sobre cada parte da informática, mas para ganhar competências avançadas sobre uma dada área deve prosseguir para mestrado. Nas cadeiras de informática, nomeadamente nas que se lecciona programação, existem sempre trabalhos de grupo a realizar em 2. Raramente ocorre um oportunidade para trabalhar a 3. As cadeiras de matemática exigem dedicação, mas existindo dedicação elas não serão de todo um obstáculo para obter o seu diploma. O problema é mesmo o horário, visto que não consegue ter apenas aulas de manhã e esperar ter um aproveitamento suficiente.

 

Acho importante que saiba que na informática não são dadas grandes prioridades às credenciais da pessoa que se aplica a um posto. Se ao longo destes três anos aprendi algo sobre o mercado de trabalho é que o que as empresas querem é experiência, não diplomas. Isto significa que se não tiver licenciatura nem mestrado, mas aprender tudo online, pode ficar à escuta de oportunidades e responder na mesma. Claro, poderá não ser colocado antes de uma pessoa licenciada nos casos em que a experiência é igual, mas poucos estudantes sabem como parecerem úteis para as empresas a que se candidatam. Consideremos que uma empresa X quer programadores Java. Haverá uma centena de pessoas que se aplicam a esse posto, e imagine que existem 5 vagas. As empresas poderão de facto escolher quem esteve mais tempo na escola, mas muitas das vezes olharão para o portfólio dos candidatos e escolher aquele com mais experiência em programação Java, muitas das vezes consultando trabalho do candidato e verificando se este é de qualidade. Por isso, visto que consegue aprender tudo online em sites que irei de seguida referir, o importante é ter trabalho realizado antes de se candidatar, e sinto-me confiante em dizer que terá tanta chance como qualquer outro candidato.

 

Consegue aprender tudo o que precisa para trabalhar na área da informática online. Mas primeiro, convém saber em que área quer trabalhar. Hardware, Software? Redes? Programação? Existem centenas de empregos à espera em cada área, mas quanto mais especializado for melhor. Daí traçar um caminho de aprendizagem desde os básicos até o que quer fazer. É que na universidade aprendemos de tudo um pouco mas, por exemplo, se eu quiser ir para programador Java posso não ter tanta chance como quem se tenha especializado em tudo quanto se relaciona com Java, daí a importância de escolher logo à partida o que pretende fazer.

A sua fonte de conhecimento pode vir de sites de cursos online, como o Coursera ou o Udemy. Podem ser outros sites menos conhecidos mas mais específicos, como o CodeCademy ou o CaveofProgramming. Estou um pouco preguiçoso para colocar aqui os links, mas uma pesquisa no Google revelará prontamente cada um dos sites quando pesquisar por eles.

Não se esqueça de que se quiser mesmo ir para a frente, comece a documentar devidamente todo o código que escreve e guardá-lo numa pasta para futuramente poder mostrar às empresas sem sequer ir a entrevista aquilo de que é capaz. Quando quiser enviar o seu CV, envie o seu portfólio como anexo!

 

Finalmente resta-me dizer que presumi desde o início que não terá dificuldades com o inglês, escrito ou falado. Este é um dos requesitos mais básicos para aprender seja o que for na área da informática.

 

Boa sorte com isso!

 

Cumprimentos de um conterrâneo,

 

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

#6 Re: Escolha de faculdade/curso - em Sex 20 Fev 2015 - 10:23

Jonymacarrony

Iniciante

Antes de mais, muito obrigado pelas respostas!! Parecendo que não já ajudaram muito, as vezes o que procuramos não é que alguém decida por nós mas sim que nos dê um insight do que se passa num mercado/área com a qual não estamos familiarizados à partida.

 

Aprendiz, em resposta e porque o sei contributo foi especialmente relevante, a minha opção no inicio era justamente a FCT mas no site parece que a licenciatura em Eng Informática tem sempre mestrado integrado e eu de momento não posso ingressar num compromisso de 5 anos. Prefiro tirar já a licenciatura e explorar o mercado de trabalho e depois se for relevante, seguir para a licenciantura, que de resto acho que era o que todos deviam fazer e não o contrário, eu vejo um mestrado como um complemento à formação depois de se ter entrado no mercado de trabalho e não como mais 2 anos a dar dinheiro à faculdade.

 

Quanto a esses sites online já conheço a maioria e já estou inscrito/a fazer/ja fiz cursos em quase todos (Coursera, codeacademy, udemy, EDX), aliás neste momento estou a fazer um de introdução à programação no EDX que é leccionado em Harvard e gosto imenso.

 

Mas este meu percurso não nasceu do nada, eu sempre gostei de computadores e tecnologia e no decurso do meu mestrado tive de contruir uma plataforma com um teste rudimentar de Stroop onde tive de aprender com a ajuda de um amigo que está a tirar doutoramento na FCT, a programar em HTML e CSS para construir o layout do site e um formulário de identificação, Javascript para realizar a parte interactiva - o teste, e PHP para enviar os dados para o servidor. Isto em 4 meses. Portanto já tenho umas noções básicas do que é programar, e sobretudo, julgo ter "jeito"/gosto/apetência porque tive bastante facilidade em rapidamente compreender os conceitos e a lógica da programação, ou pelo menos a primeira ponta do icebergue. 

 

Inglês devo dizer que o sei quase melhor que o português porque tudo o que leio academicamente é em inglês, as aulas que tenho assistido no EDX e noutras plataformas é tudo em inglês,inclusivé a minha tese de mestrado foi realizada em formato paper e como tal, toda ela escrita em inglês.

 

Aqui o meu medo é justamente os horarios e a carga de trabalho visto que não consigo de todo dedicar-me a 100% ao curso. Dai que estava virado para o curso da Universidade Aberta, mas tenho visto poucos feedbacks da mesma e tenho receio que ao nivel da empregabilidade as coisas compliquem.

Ver perfil do usuário

#7 Re: Escolha de faculdade/curso - em Sex 20 Fev 2015 - 11:41

Aprendiz

Avançado
avatar

@Jonymacarrony,

 

Não lho posso confirmar, mas julgo que mesmo com mestrado integrado pode sair ao fim de 3 anos. O nome do diploma é que é ligeiramente diferente, já que dirá que é licenciado em "Ciências e Engenharia Informática". O nome não importa, importa sim a origem do diploma. Que eu saiba não são impostas quaisquer proibições ou penalizações a quem quer apenas fazer a licenciatura. Em vez disso, a estrutura do curso em forma de Mestrado Integrado facilita apenas a transição para o segundo ciclo a quem quiser.

 

Já percebi que conhece e já programou um pouco - excelente! Isso junto à sua experiência com o Inglês serão uma grande ajuda para o caminho que tem a percorrer.

 

Considere também, como já foi dito pelo @DJPRMF e por mim, que pode tentar a sua sorte sem diplomas oficiais. Nesta área não deverá ser difícil arranjar emprego sem licenciatura, se comprovar a sua experiência. Para ganhar experiência pode ir fazendo pequenos programas à medida que vai aprendendo, cada um abordando um pequeno detalhe sobre o que aprendeu. Esses programas poderão evoluir para pequenos projetos, que terão funcionalidades simples mas que serão a prova que conhece a linguagem.

 

Aparenta querer seguir o ramo de programação. Qual é a linguagem que gostaria de aprender? Como programador profissional ser-lhe-á exigido que domine várias, mas uma será suficiente para começar e ao mesmo tempo aprender técnicas de programação que poderão ser aplicáveis noutras linguagens. Deixo-lhe um pequeno aviso: a linguagem escolhida pode influenciar o trabalho que irá fazer, já que existem linguagens que têm aplicações específicas e que não têm muita utilidade fora do ambiente para o qual foram criadas.

Uma vez que escolha uma linguagem (isto se quiser mesmo seguir programação) sugiro que aprenda tudo quanto há para aprender sobre a linguagem. Não poderá haver nenhum "truque" que não saiba, e isso incluí pequenos detalhes, como palavras reservadas pouco utilizadas, operadores avançados, escopo das funções e variáveis, etc. Uma vez que domine a sua primeira linguagem sugiro seguir para a próxima. E continuar assim até acumular cerca de 3 ou 4. Verá que há semelhanças entre várias linguagens. Depois, será pertinente começar a construir pequenos projetos como prova de experiência nestas linguagens e meter no CV. E nunca se esqueça de documentar o seu código, não pode ser dito vezes que cheguem...

 

Toda esta minha insistência num ensino alternativo é justificada, porque pela minha experiência na FCT o seu horário não seria compatível com o horário normal das aulas, e nas piores alturas no que toca a trabalhos e testes ser-lhe-ia complicado acompanhar a matéria e conseguir assimilar tanto conhecimento quanto possível. Mais ainda, para quem procura um ensino rápido para que comece a trabalhar assim que possível, estaria a aprender matéria que não aplicaria no mercado de trabalho (as cadeiras de matemática, por exemplo), pelo que o seu tempo vale mais se o gastar a aprender tudo sobre o que vai de facto fazer no seu local de trabalho (programação, caso seja essa a sua preferência, a 110%).

 

Depois disto tudo, uma vez que já saiba programar, posso indicar-lhe nem que seja aqui ao lado por mensagem privada, algumas empresas que poderão aceitar alguém sem diploma.

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

#8 Re: Escolha de faculdade/curso - em Sex 20 Fev 2015 - 14:49

Jonymacarrony

Iniciante

Eu como disse iniciei-me com linguagem mais na base da Web, mas neste momento estou a dar os primeiros passo na linguagem C porque além de ser a linguagem que está a ser dada no curso do EDX foi a que mais pessoas aconselharam como a primeira e a base para depois se seguir para outras. Eu não entendo ainda muito bem as diferenças entre as diferentes linguagens no que diz respeito à sua utilização e por isso tenho alguma dificuldade em saber aquela que devo escolher.

 

Já tenho alguns pequenos projectos em mente e um projecto algo desafiante devido não só à sua complexidade mas também à sua abrangência o que já e permite ter objectivos concretos quanto ao que devo fazer com o que estou a aprender. 

 

Aprendiz, eu não lhe consigo enviar mensagem privada porque não tenho ainda mensagens suficientes no fórum, no entanto presumo que você o possa fazer. Digo isto porque tinha todo o interesse em trocar o meu e-mail consigo para se não se importar continuar a entrar em contacto consigo e até quem sabe beber um cafezinho aqui na costa porque de facto a sua ajuda foi bastante boa para mim e se eu lhe puder "chatear" um pouco mais para mim era óptimo. =)

 

Cumprimentos

Ver perfil do usuário

#9 Re: Escolha de faculdade/curso - em Sab 21 Fev 2015 - 14:51

Aprendiz

Avançado
avatar

Tanto C como Java são ambas boas linguagens para começar. C é uma linguagem de aplicação específica, sendo que embora tenha o seu valor a nível académico será "complicado" arranjar uma posição a programar em C. Não é que seja difícil, mas normalmente C é uma linguagem que demora pouco a aprender, e anos até que se perceba bem o que se faz. E como as empresas exigem experiência, C normalmente não costuma ser a primeira profissão dos alunos de agora...

 

Já o Java é uma linguagem que é utilizada em todo o lado devido a ser independente de plataformas, e é também uma linguagem fácil. Em Java não tem de se preocupar com coisas como aritmética de ponteiros como em C, e também usa um estilo diferente de programação (programação orientada a objectos) que é cada vez mais utilizado hoje em dia.

 

Diria ainda que C++ é uma melhor opção que C neste momento, visto que já se pode programar com o mesmo estilo de Java. Em Java é possível implementar projectos bastante mais complexos usando menos tempo, porque pode utilizar componentes como estruturas de dados já implementadas nas biliotecas padrão, e assim preocupa-se somente com o que quer implementar, sem desvios para implementar componentes intermédios.

 

Cumprimentos,

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

#10 Re: Escolha de faculdade/curso - em Dom 22 Fev 2015 - 16:17

Jonymacarrony

Iniciante

Aprendiz tambem tenho aqui um livro de Java. Irei comecar por ai pq de facto em termosde ofertas de emprego aparece mta coisa para java.

 

btw, enviou-me msg privada mas n colocou o seu mail e eu sinda n consigo nem enviar nem responder as mensagens privadas :/

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech