Oi malta!
Registei-me hj no forum pq, apesar d n ser noob nenhum no mundo dos pcs, andei sp com portáteis às costas nos últimos 20 anitos, e agora que quero fazer um fixo fico um bcd perdido em detalhes. Daí ter decidido recorrer à vossa ajuda! A minha ideia é comprar as peças e ou montar eu (não sou tão noob assim, acho que consigo aparafusar e desaparafusar cenas - com a preciosa ajuda de alguém que confirme que o que tou a fazer não vai causar nenhuma explosão ^^ ), ou então deixar alguem numa loja montar. A prinfor, p ex, vende as peças, montam por 15 euros se o cloiente quiser, e entregam em casa pelo que vi dos preços q eles fazem nao sao nada maus, e para já parece a melhor opção p comprar as cenas. Mas vamos passar ao mais importante, que é o que eu sei/n sei:
1- Qual o orçamento disponível?
Algures entre 600 e 800 euros. Era fixe não passar dos 800 euros.
2- Quando irá comprar o computador?
Este mês? Maio? Assim que estiver mais seguro em relação às peças q preciso e onde as comprar.
3- Qual o tipo de computador?
a. Desktop
4- Qual será a funcionalidade do PC?
Sou um gamer desde o início dos anos 1980, isso n vai mudar. M tb n preciso de um pc q corra o Crysis 7 daqui a 5 anos com maximo detalhe sem ter sido renovado. Correr jogos novos sem ter de baixar os detalhes durante 2 anitos parece-me bem. Ou seja, quero uma boa placa grafica, mas n quero ter de gastar tanto nela como no resto do pc.
5- Daqui a quanto tempo pretende actualizar o PC?
Já disse que tenho sido mais de portáteis, né? (tem sido uma vida com mt mobilidade ^^)
Isso n quer dizer q tenha tido maus pcs. O meu ultimo laptop foi um asus g51j, q qd comprei em 2010 era um verdadeiro desktop replacement. Nc me deu problemas sérios, mas tb sp o tratei bem, limpei regularmente por dentro c cuidado, troquei massa termica qd devia, usei bom cooler sp, etc. Tratei-o tao bem q ainda hj é o q m permite estar aqui a escrever, e os componentes principais sao ainda os originais
No entanto algumas coisas ja foram trocadas, das quais se destaca o disco do OS (tenho um ssd agora).
Não era suposto ter durado tanto. Mas durou. O que quero comprar/fazer não terá de aguentar o teste do tempo tantos anos sem actualizações mais sérias, por ser um desktop. Portanto diria que daqui a 2 anitos talvez se renove o q for preciso nele.
6- Pretende manter algum componente do sistema atual?
O ssd. Quero passar o disco do SO "as is". é um samsung de 250gb.
7- Possui preferência sobre alguma marca ou fabricante?
Não. Simpatizo com a asus, pq me habituaram a uma boa relação entre a qualidade e o preço. E simpatizo mais com a nvidia do q com a amd, mas mais por habito do que por outra coisa qqr.
8- Irá realizar Overclock?
N necessariamente. but who knows? ^^
9-Pretende comprar numa loja física ou on-line? Possui preferência por alguma loja?
provavelmente online. se houver lojas fisicas em lx ou arredores com preços melhores q online, entao la vou eu de mota!
10- Irá pedir para montar o PC na loja?
é provável. a n ser q isso n seja barato (mas é, né?).
11- Possui alguma configuração em mente?
Pode dizer-se que não, mas talvez, ou mais ou menos
12- Processador
b. Desempenho/Preço
13- Motherboard
d. Não sei, é das coisas mais misteriosas p mim neste processo todo. P isso é q preciso da vossa ajuda
14- Gráfica
b. Single card
15- Disco Rígido
a. 1 disco (como ja tenho o ssd com o SO, talvez um de um tera p os dados seja suficiente)
16- Drives
honestamente, n vejo para que possa precisar disto. Só se for um preço irrisório, caso contrario dispenso.
17- Fonte
quero uma boa relaçao entre o preço e a capacidade da coisa. Era fixe ter margem de manobra p lhe meter uma grafica mais ousada nos anos seguintes sem ter de mudar o psu.
18- Caixa
b. Qualidade e funcionalidade vs preço
19- Precisa de alguma porta ou comunicação especial?
hmmm... nope.
20- O orçamento inclui periféricos?
a. Monitor, de preferencia full hd. não é o mais importante, de qqr forma.
21- Precisa de sistema operativo?
a. eu curtia manter o SO que tenho neste. N posso usar este ssd diretamente na maquina nova, sem ter de instalar um SO novo?
Obrigado desde já por qqr insight.