1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1construir pc - pequena ajuda a um noob sff Empty construir pc - pequena ajuda a um noob sff - Seg 6 Abr 2015 - 18:28

edjpa

Iniciante

Oi malta!

 

Registei-me hj no forum pq, apesar d n ser noob nenhum no mundo dos pcs, andei sp com portáteis às costas nos últimos 20 anitos, e agora que quero fazer um fixo fico um bcd perdido em detalhes. Daí ter decidido recorrer à vossa ajuda! A minha ideia é comprar as peças e ou montar eu (não sou tão noob assim, acho que consigo aparafusar e desaparafusar cenas - com a preciosa ajuda de alguém que confirme que o que tou a fazer não vai causar nenhuma explosão ^^ ), ou então deixar alguem numa loja montar. A prinfor, p ex, vende as peças, montam por 15 euros se o cloiente quiser, e entregam em casa Smile pelo que vi dos preços q eles fazem nao sao nada maus, e para já parece a melhor opção p comprar as cenas. Mas vamos passar ao mais importante, que é o que eu sei/n sei:

 

1- Qual o orçamento disponível?

 

Algures entre 600 e 800 euros. Era fixe não passar dos 800 euros.



2- Quando irá comprar o computador?

 

Este mês? Maio? Assim que estiver mais seguro em relação às peças q preciso e onde as comprar.



3- Qual o tipo de computador?

a. Desktop 

 

4- Qual será a funcionalidade do PC?

Sou um gamer desde o início dos anos 1980, isso n vai mudar. M tb n preciso de um pc q corra o Crysis 7 daqui a 5 anos com maximo detalhe sem ter sido renovado. Correr jogos novos sem ter de baixar os detalhes durante 2 anitos parece-me bem. Ou seja, quero uma boa placa grafica, mas n quero ter de gastar tanto nela como no resto do pc.



5- Daqui a quanto tempo pretende actualizar o PC?

Já disse que tenho sido mais de portáteis, né? (tem sido uma vida com mt mobilidade ^^)

Isso n quer dizer q tenha tido maus pcs. O meu ultimo laptop foi um asus g51j, q qd comprei em 2010 era um verdadeiro desktop replacement. Nc me deu problemas sérios, mas tb sp o tratei bem, limpei regularmente por dentro c cuidado, troquei massa termica qd devia, usei bom cooler sp, etc. Tratei-o tao bem q ainda hj é o q m permite estar aqui a escrever, e os componentes principais sao ainda os originais Razz

No entanto algumas coisas ja foram trocadas, das quais se destaca o disco do OS (tenho um ssd agora).

Não era suposto ter durado tanto. Mas durou. O que quero comprar/fazer não terá de aguentar o teste do tempo tantos anos sem actualizações mais sérias, por ser um desktop. Portanto diria que daqui a 2 anitos talvez se renove o q for preciso nele.



6- Pretende manter algum componente do sistema atual?

O ssd. Quero passar o disco do SO "as is". é um samsung de 250gb.

 

7- Possui preferência sobre alguma marca ou fabricante?

Não. Simpatizo com a asus, pq me habituaram a uma boa relação entre a qualidade e o preço. E simpatizo mais com a nvidia do q com a amd, mas mais por habito do que por outra coisa qqr.



8- Irá realizar Overclock?

N necessariamente. but who knows? ^^

 



9-Pretende comprar numa loja física ou on-line? Possui preferência por alguma loja?

provavelmente online. se houver lojas fisicas em lx ou arredores com preços melhores q online, entao la vou eu de mota!



10- Irá pedir para montar o PC na loja?

é provável. a n ser q isso n seja barato (mas é, né?).



11- Possui alguma configuração em mente?

Pode dizer-se que não, mas talvez, ou mais ou menos Smile

 

12- Processador

b. Desempenho/Preço

 



13- Motherboard

d. Não sei, é das coisas mais misteriosas p mim neste processo todo. P isso é q preciso da vossa ajuda Smile



14- Gráfica

b. Single card

 



15- Disco Rígido

a. 1 disco (como ja tenho  o ssd com o SO, talvez um de um tera p os dados seja suficiente)

 



16- Drives

honestamente, n vejo para que possa precisar disto. Só se for um preço irrisório, caso contrario dispenso.



17- Fonte

quero uma boa relaçao entre o preço e a capacidade da coisa. Era fixe ter margem de manobra p lhe meter uma grafica mais ousada nos anos seguintes sem ter de mudar o psu.



18- Caixa

b. Qualidade e funcionalidade vs preço



19- Precisa de alguma porta ou comunicação especial?

hmmm... nope.



20- O orçamento inclui periféricos?

a. Monitor, de preferencia full hd. não é o mais importante, de qqr forma.



21- Precisa de sistema operativo?

a. eu curtia manter o SO que tenho neste. N posso usar este ssd diretamente na maquina nova, sem ter de instalar um SO novo?

 

 

Obrigado desde já por qqr insight.

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Assim por alto:

Processador: INTEL CORE I5 4590 3.3GHZ 6 MB SKT 1150 BOX

MotherBoard: MSI B85-G43 GAMING SKT 1150

Placa Grafica: MSI GEFORCE GTX960 TWINFROZR V GAMING 2G OC 2GB GDDR5 PCI-E

Memorias: GSKILL PC3-12800 8GB RIPJAWSX CL9 (2X4GB) DDR3

Fonte de Alimentação: NOX URANO VX 650W

Discos: Qualquer um aceitavel de 1TB (Seagate ou WD - exepto linha verde)

Drive: Depende da loja, mas a mais barata é suficiente

 

No total deve ficar um pouco abaixo dos 800 euros, dependendo da loja.

 

Só não inclui aqui o monitor. Penso que compensaria tentar investir um pouco mais e criar um orçamento próprio para este. Doutra forma é necessário reduzir em algum componente para juntar o monitor dentro do orçamento.

 

Quanto ao sistema operativo, depende, mas é provável que não. Como se trata de hardware diferente até é mesmo recomendado que o instale de "origem". Wink

 

Cumps


____________________________________________

construir pc - pequena ajuda a um noob sff Tugatechuserbar
construir pc - pequena ajuda a um noob sff 3
construir pc - pequena ajuda a um noob sff 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

edjpa

Iniciante
Obrigado pela resposta!

Daniel Mendes

Super-membro
Daniel Mendes

A prinfor, p ex, vende as peças, montam por 15 euros se o cloiente quiser, e entregam em casa

Isso não é bem assim. Se montassem um computador por 15€ andavam a passar fome sad

 

Com 800€ não monta um computador para correr Crysis 7 daqui a uns anos, nem o Crysis atual deves conseguir rodar com gráficos no high.

 

O melhor é investir o dinheiro num bom processador, boa gráfica, um disco de 500GB deverá chegar, uma fonte de alimentação de qualidade (corsair por exemplo), uma board recente (essas de 60€ é suficiente) e pelo menos 8GB de memória RAM. O resto poderá ser do mais barato.

 

Procure peças na Globaldata, Chiptec, Chip7 e afins (pelos preços recomendo Chiptec e Globaldata).

 

Desde já lhe digo que ninguém lhe monta a máquina por 15€ e lhe leva a casa...

 

Boa sorte! Abraço

http://www.dusttbox.com https://www.facebook.com/www.facebook.com/zerokj skkzero
Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Daniel Mendes escreveu:

A prinfor, p ex, vende as peças, montam por 15 euros se o cloiente quiser, e entregam em casa

Isso não é bem assim. Se montassem um computador por 15€ andavam a passar fome sad

 

Com 800€ não monta um computador para correr Crysis 7 daqui a uns anos, nem o Crysis atual deves conseguir rodar com gráficos no high.

 

O melhor é investir o dinheiro num bom processador, boa gráfica, um disco de 500GB deverá chegar, uma fonte de alimentação de qualidade (corsair por exemplo), uma board recente (essas de 60€ é suficiente) e pelo menos 8GB de memória RAM. O resto poderá ser do mais barato.

 

Procure peças na Globaldata, Chiptec, Chip7 e afins (pelos preços recomendo Chiptec e Globaldata).

 

Desde já lhe digo que ninguém lhe monta a máquina por 15€ e lhe leva a casa...

 

Boa sorte! Abraço

 

15-20 euros é um valor perfeitamente normal para uma loja montar um computador...

Não percebi muito bem a "surpresa". Razz


____________________________________________

construir pc - pequena ajuda a um noob sff Tugatechuserbar
construir pc - pequena ajuda a um noob sff 3
construir pc - pequena ajuda a um noob sff 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

edjpa

Iniciante
Daniel Mendes escreveu:

A prinfor, p ex, vende as peças, montam por 15 euros se o cloiente quiser, e entregam em casa

Isso não é bem assim. Se montassem um computador por 15€ andavam a passar fome sad

 

Com 800€ não monta um computador para correr Crysis 7 daqui a uns anos, nem o Crysis atual deves conseguir rodar com gráficos no high.

 

O melhor é investir o dinheiro num bom processador, boa gráfica, um disco de 500GB deverá chegar, uma fonte de alimentação de qualidade (corsair por exemplo), uma board recente (essas de 60€ é suficiente) e pelo menos 8GB de memória RAM. O resto poderá ser do mais barato.

 

Procure peças na Globaldata, Chiptec, Chip7 e afins (pelos preços recomendo Chiptec e Globaldata).

 

Desde já lhe digo que ninguém lhe monta a máquina por 15€ e lhe leva a casa...

 

Boa sorte! Abraço

 

 

Obrigado pelo insight, todas as opiniões são válidas/úteis. Mas em relação às peças, não creio que acrescentes nada de novo em relação ao que o DJPRMF já tinha dito.

 

Quanto à montagem / entrega, 15-20 euros parece-me bastante razoável p montar um pc. E como não tenho mt por hábito inventar cenas do ar (não é uma cena que costume fazer, vá-se lá saber pq...), referi a prinfor pq qqr um com um browser (acho que até com o IE!) pode ver o que eles lá dizem: assemblagem- 15€ (primeira opçao na pagina de "montar computador"). Refira-se q tenho preferência nenhuma pla prinfor, tal como n tenho plas fnacs chip7's e afins. Normalmente comparo preços online e se puder vou à loja fisica onde for mais barato. Como referi no PO, n sou noob nenhum, acho q comecei por aí Smile Mas que no site da prinfor diz que eles montam por 15 euros e to entregam em casa, la isso diz, por isso afirmar "Desde já lhe digo que ninguém lhe monta a máquina por 15€ e lhe leva a casa" parece-me manifestamente exagerado.

 

No entanto tb n sou nenhum pro, daí ter vindo aqui pedir ajuda. E já que estou a escrever d novo, DJPRMF, agradeço +1x pla resposta, mas vou aproveitar p meter mais umas duvidazinhas: vale a pena meter um cooler p o processador ou o q vem d stock com esse i5 chega e sobra? E quanto a placa de rede barata, o que é que se recomenda? Tb n sou super exigente em relaçao ao som, mas se houver alguma placa de som com uma relaçao qual/preço q valha a pena referir aqui, agradecia ^^

 

Cheers e obrigado uma vez mais!

 

 

Edit:

 

Desculpem lá, voltei atrás pq li a cena do crysis de novo... Epa, eu tenho o crysis 1, 2, e 3. O 2 e o 3 podem ser mt bons,mas não foram revolucionarios como o 1. Estou a falar apenas da qualidade gráfica. O crysis 1 foi durante uns 2 ou 3 anos a bitola p se avaliar as capacidades gráficas de pcs de topo, o 2 e o 3 nem por isso. Em qqr site de comparações/reviews de gpus, era imperioso ter os fps q a peça conseguia com o crysis em max. Os seguinbtes podem ser bons, mas não revolucionam nada como o 1º fez, nem impõem os limites mais altos das potencialidades graficas das maquinas como o 1º fez.

Portanto: a minha referência era uma piada, n era p entrar em detalhes sobre jogos vs potencialidades graficas de uma maquina. Pq se entrarmos por aí tenho mt coisa p dizer Smile claro q um computador de 800 euros comprado hj corre o ultimo crysis em high. N sei onde foste buscar essa ideia. O meu laptop de março de 2010 corre o crysis 3, n havia um pc feito hj correr...

Daniel Mendes

Super-membro
Daniel Mendes

Não querendo spamar e fugir do tema do tópico, @DJPRMF, garanto-lhe que não chega a uma loja com as peças e lhe montam o computador por esse valor.

 

@edjpa, dou-lhe o exemplo mais conhecido pelos gamers. Battlefield 3, requisitos que qualquer computador recente consegue correr no médio, mas Battlefield 4, ou seja, uma versão acima, esses mesmos computadores já não conseguem correr. Battlefield 5 será ainda mais exigente.

Garanto-lhe com toda a certeza, conhecendo esse jogo e conhecendo estas tecnologias como conheço, um computador desse valor nunca irá rodar Crysis 7 (apenas vai na versão 4, o que já é um jogo muito exigente, o que é um absurdo referir uma versão que irá sair daqui a uns 6/8 anos).

 

Note que a performance de um computador não se irá manter para sempre, aqui por 2 ou 3 anos vai notar o computador mais lento do que no dia que o comprou. Pelos comentários em referência aos meus, ainda pensei ter dito alguma barbaridade mas fui confirmar o que disse e estou certo do que digo.

 

Poderá correr esse jogo no high com essa build, mas na próxima versão garanto que não irá correr.

http://www.dusttbox.com https://www.facebook.com/www.facebook.com/zerokj skkzero
Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Daniel Mendes escreveu:

Não querendo spamar e fugir do tema do tópico, @DJPRMF, garanto-lhe que não chega a uma loja com as peças e lhe montam o computador por esse valor.

 

@edjpa, dou-lhe o exemplo mais conhecido pelos gamers. Battlefield 3, requisitos que qualquer computador recente consegue correr no médio, mas Battlefield 4, ou seja, uma versão acima, esses mesmos computadores já não conseguem correr. Battlefield 5 será ainda mais exigente.

Garanto-lhe com toda a certeza, conhecendo esse jogo e conhecendo estas tecnologias como conheço, um computador desse valor nunca irá rodar Crysis 7 (apenas vai na versão 4, o que já é um jogo muito exigente, o que é um absurdo referir uma versão que irá sair daqui a uns 6/8 anos).

 

Note que a performance de um computador não se irá manter para sempre, aqui por 2 ou 3 anos vai notar o computador mais lento do que no dia que o comprou. Pelos comentários em referência aos meus, ainda pensei ter dito alguma barbaridade mas fui confirmar o que disse e estou certo do que digo.

 

Poderá correr esse jogo no high com essa build, mas na próxima versão garanto que não irá correr.

 

Isto não é para ser offtopic, mas só alguns exemplos:

http://www.alientech.pt/product_info.php?products_id=12824

http://www.pcdiga.com/2/723/Montagem-Testes-e-Instalacao-de-Componentes

Chip7 = 15 euros

prinfor = 15 euros (provavelmente acrescem os portes + 5 euros)

 

Novamente, não compreendo a surpresa. Razz

15-20 euros é um valor perfeitamente normal. Alias, se cobrassem mais é que eu acharia estranho...

Só assim por curiosidade, qual era o valor que pensava que as lojas cobravam para a montagem? Razz

 

Excepto estejamos a falar de lojas como a FNAC, Worten ou lojas locais (pouco conhecidas), onde a instalação pode bem ultrapassar 50-60 euros... Mas isso são casos específicos e, sinceramente, essas lojas nem são dedicadas exclusivamente a informática...

 

@edjpa, se não pensa realizar overclock, o cooler padrão da Intel será suficiente.

Quanto à placa de rede e de som, necessita mesmo desses componentes dedicados? A motherboard já possui uma placa de rede integrada, na maioria dos casos de boa qualidade. O mesmo se aplica à placa de som, que será suficiente para a maioria (excepto tenha algum sistema de alta qualidade ou seja fanático Razz )

Não existe necessidade de investimentos extra nestes aspectos, excepto realmente necessite... 


____________________________________________

construir pc - pequena ajuda a um noob sff Tugatechuserbar
construir pc - pequena ajuda a um noob sff 3
construir pc - pequena ajuda a um noob sff 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

edjpa

Iniciante
Obrigado de novo, DJPRMF!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech