Vamos por partes...
A nível da programação acho que ficou esclarecido. Mas note que nem poderá mesmo "executar" os programas. O Android e iOS não é como o Windows. Não pode executar os programas ".exe" nestes sistemas... (não sei se sabe isso ou nas, mas mais vale alertar do que não dizer nada )
Quanto ao restante, está novamente a chegar ao meu ponto. É que são dois equipamentos completamente diferentes entre si e que cabe na opinião de cada um. A minha opinião e o meu gosto pode não ser a mesma que a sua.
Ainda mais complicando com o facto de serem dois sistemas completamente diferentes entre si...
Se formos por isso, certamente que o meu gosto e recomendação iria para o Samsung, unicamente porque é Android e é o sistema que pessoalmente mais gosto e recomendo. Mas isso não quer dizer que vá gostar também da sua parte...
E também, se me for perguntar a nível das características/qualidade, então já diria o iPad, que possui uma melhor qualidade de construção, mas peca pelo software iOS (novamente, nos meus olhos).
Agora, focando no que refere, ambos os tablets são similares, tanto a nível de desempenho como de características, sendo que cada um possui vantagens e desvantagens que terá de ser analisado por si.
Tamanho, peso e bateria/autonomia é praticamente igual em ambos. A nível do ecrã, o iPad ganha ligeiramente (discutível, porque são ambos igualmente bons)...
Apesar do o Samsung possuir um AMOLED (em comparação com o IPS do iPad), o que garante cores mais ricas, o iPad conta com um ecrã retina e é melhor na leitura exterior (reflexo,etc).
Mas, mesmo assim, ambos são bons ecrãs.
Outra diferença encontra-se no armazenamento. O iPad não permite utilizar cartões MicroSD, mas possui até 128GB de armazenamento (não sei qual o espaço do modelo que está a ver, mas quanto mais tamanho, mais caro). Já o Samsung possui até 64GB mas permite expandir com o MicroSD.
Por fim, a nível da câmera, também são ambos similares. Ambos possuem uma câmera traseira de 8MP, sendo que a diferença encontra-se na frontal (1.2MP vs 2.1MP do Samsung). A menos que seja um "maníaco das selfies", não vejo grande importância neste aspecto.
Ou seja, ambos os equipamentos são similares em praticamente tudo, excepto no software...
Acho que a sua duvida deveria ser antes qual o software que escolher, não o hardware.
Dito isto, aqui impõe-se outra questão: Alguma vez "mexeu" no Android? E no iOS?
Se a resposta for negativa em algum dos anteriores (ou a ambos), então não recomendo que compre sem antes testar. Vá a qualquer loja de electrónica que encontra sempre alguns equipamentos em exposição.
Mexa um pouco e veja qual o que mais lhe agrada "assim de alto".
Da mesma forma, também não recomendaria comprar sem antes ter o equipamento nas mãos...
Cumps