1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Tem tardado a concretizar-se a promessa de que a Internet iria conquistar o mundo dos electrodomésticos - dos frigoríficos às máquinas de café que tiravam partido da rede para dar nota de falta de stock e disponibilidade. Alguns modelos ainda foram lançados e ganharam espaço noticioso, mas acabaram por nunca chegar às prateleiras das lojas.

Mas nas televisões os fabricantes têm vindo a apostar na ligação dos equipamentos à Internet e na disponibilização de conteúdos. As connected TVs são uma das novas modas e estão na prioridade de vários fabricantes que têm feito anúncios de conectividade nos seus televisores, ao mesmo tempo que os produtores de conteúdos desenvolvem estratégias para mais esta plataforma.

Embora a tecnologia de desenvolvimento seja baseada em Web, o que permite reaproveitamento de APIs, há que considerar com cuidado a necessária adaptação de formatos... O que faz com que tudo seja mais devagar, sobretudo na materialização em território Luso.

Em Portugal nas últimas semanas a Samsung e a LG protagonizaram anúncios nesta área, mostrando o que têm feito a nível internacional mas contando também com a adaptação de widgets locais, em parceria com a Portugal Telecom.

Outros produtores de conteúdos nacionais estão também interessados neste mundo da TV ligada, e mais serviços podem ganhar espaço nos ecrãs a breve prazo. Pelo menos essa é a promessa que fica no ar.

Ontem a LG lançou o seu serviço Netcast, que fica agora disponível para os clientes portugueses que já possuam televisores compatíveis e que os queiram ligar à Internet, quer através de ligação por cabo ao router ou via wireless, através de uma pen USB de ligação que custa cerca de 30 euros.

A empresa garante que o Netcast já pode ser acedido em 60% da linha de televisores da empresa em comercialização, nomeadamente nos LCD LD650 e LD750 e em vários LEDs lançados depois de Março, mas que no próximo ano 80% dos modelos integrarão já o serviço.

De acesso gratuito, como não podia deixar de ser, o leque de serviços dá acesso a informação, indicações meteorológicas, ligação às redes sociais e a jogos.

Sem desprezo pelos serviços internacionais, o destaque natural é para os conteúdos adaptados pelo SAPO e pelo Meo aos ecrãs dos televisores da LG. A equipa de desenvolvimento do SAPO tem vindo a trabalhar em aplicações multiplataforma e já marca presença em várias plataformas de telemóveis e nos televisores da Samsung.

Para a LG o SAPO adaptou o SAPO Kiosk e SAPO Farmácias, que estão também na plataforma da Samsung, e ainda o SAPO Futebol e o Meo Magazine, que pela primeira vez salta do menu do serviço de IPTV para uma plataforma externa.

Internet invade televisões (devagarinho)... 511740

No SAPO Farmácias, um dos serviços com mais utilização nas televisões segundo a (curta) experiência do SAPO, há sistemas de auxílio à localização das farmácias de serviço, como a possibilidade do sistema identificar o local de ligação à Internet, que funciona melhor se a rede for da PT. Em alternativa o utilizador pode definir a sua morada, uma informação que só tem de introduzir uma vez.

Internet invade televisões (devagarinho)... 511741

O desporto tem um espaço especial nestes serviços, com o SAPO Futebol, também exclusivo no Netcast, pelo menos para já. Notícias, Classificações, Calendários de Jogos, Fotos e Videos estão em destaque a todo o tamanho dos ecrãs de televisão, facilitando a navegação pelas novidades do campeonato e taça portugueses.

Internet invade televisões (devagarinho)... 511743

Do alinhamento internacional a LG traz também para Portugal a ligação directa ao YouTube, com uma nova forma de ver televisão. E a ligação cada vez mais importante às redes sociais Facebook e Twitter, para ver os perfis e mesmo para introduzir informação, se não se chatear com o uso limitativo do comando.

Internet invade televisões (devagarinho)... 511745

Podem ser definidas várias contas de utilizador, à medida da família que usa a televisão.

Para informação meteorológica a LG tem uma parceria com a AccuWeather, que também serve para mudar o "clima" do fundo do ecrã, à medida do estado do tempo e da hora do dia, mostrando um cenário soalheiro ou nocturno. O utilizador só terá de definir a cidade onde se encontra para ter a informação sempre actualizada e olhar através do ecrã para o tempo que faz lá fora.

Internet invade televisões (devagarinho)... 511747


Pode contar também com jogos, através de uma parceria com a Accedo, onde se conseguiu um sistema mais fácil para superar as limitações do comando da TV na introdução de dados, que é muito útil por exemplo no Sudoku.

Internet invade televisões (devagarinho)... 511748

Alguns destes serviços integram também a Smart TV da Samsung, que já foi objecto de uma montra do TeK em Outubro, quando a marca lançou o serviço em Portugal. A parceria com o SAPO garantia a presença nestes ecrãs dos serviços Sapo Farmácias, Sapo Vídeos, Sapo Kiosk e Sapo Fotos, a par de outros serviços internacionais como o Facebook, Twitter e o YouTube, entre outros.

Internet invade televisões (devagarinho)... 510167

A tecnologia [email protected] da Samsung está disponível nos televisores LED, LCD e Plasma nas séries 6, 7, 8 e 9. O TeK já questionou a empresa sobre as formas de ligação e a possibilidade de upgrade de modelos mais antigos masn não obteve ainda resposta.

A Samsung já tinha introduzido, em 2008, feeds RSS de texto nas suas televisões, trazendo para a TV as notícias, meteorologia e informações sobre a Bolsa com a funcionalidade Infolive.

No ano passado a empresa apresentou a [email protected] e este ano disponibilizou, em cerca de 120 países, a Samsung Apps, a primeira loja de aplicações para televisão. Actualmente, estão disponíveis mais de 200 aplicações através de parcerias com líderes europeus e de todo o mundo na indústria do fornecimento de conteúdos.

A Toshiba é outra das marcas a trabalhar nesta área e, em Setembro, anunciou uma parceria com a Yahoo para adaptar widgets aos seus televisores, que se junta a alguns conteúdos que já eram disponibilizados anteriormente, com o acesso directo ao YouTube nos menus da televisão.

Outros fabricantes se juntarão em breve a esta lista, até porque os ecrãs da Televisão prometem ser uma forma de ultrapassar limitações que ainda existem de acesso à Internet, nomeadamente pela falta de computador ou de familiaridade para os utilizar. E o televisor é um equipamento com que a grande maioria das pessoas se sente à vontade.


Sapo TEK




Comentário antigo:
vbs

Mensagem em Ter 16 Nov 2010 - 16:49 por vbs

Eu ainda sou apologista de que a internet é para se usar no pc.

Mas a coisa do kiosk da meo deu me jeito numa noite que precisava de ir a farmácia!

PS: E todas as manhas, quando tomo o pequeno almoço, vejo as capas dos jornais...




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech