1. TugaTech » Hardware » Overclock e Modding
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1overclocking no processador G3258 Empty overclocking no processador G3258 - Qui 19 maio 2016 - 18:36

Luis_Pacheco

Iniciante

Ola a todos. eu comprei um pc acerca de 3 ou 4 meses com as configurações que passarei a citar de seguida e queria saber se para fazer um overclocking para 3.6 ou 3.7 Ghz que penso ser o que necessito para já, era preciso trocar muita coisa. de frisar que este processador vem desbloqueado e ja falei com quem o tenha a 4.8 com sistema estavel mas alterando bastante a refrigeraçao. sei que o overclocking é feito através da bios mas nao sei se ela tem os drivers atualizados. pois o pc faz as atualizaçoes automaticamente.

as specs sao as seguintes:

 

1ºProcessadorIntel® Pentium® Processor G3258 até 4.3GHz em overclocking;

 

2ºMotherboard ASUS H81-GAMER;

 

3ºChipset Intel® H81;

 

4ºPlaca Gráfica ASUS NVIDIA® GeForce GTX750 2GB GDDR5 ;

 

5ºMemória 8GB expansível até 32GB Dual Channel, DDR3 a 1600MHz ( segundo informaçao na bios estao a funcionar a 1333MHz?);

 

6ºArmazenamento1TB SATA 6Gb/s HDD (7200RPM);

 

7º LAN10/100/1000 Mbps;

 

8º Áudio Sonic Master Canal áudio 8 de alta definição;

 

9º Fonte de Alimentação NOX SX 500 W Peak - 

 

10º caixa nox predator

 

11º sistema operativo windows 10 home N ( S.O. de 64 bits, processador baseado em x64)

 

o pc que tenho é o mesmo que se encontra neste site, nao querendo de modo algum usar isto como publicidade a loja em questao mas sim so pelas specs do pc em si:

 

http://chip7.pt/produtos/informatica/computadores/desktop/undefined

 

desde ja agradeço a disponibilidade da rapaziada.

Conectado

#2overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Qui 19 maio 2016 - 23:50

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Antes de mais, deve ter algum conhecimento da BIOS antes de começar a "mexer" na mesma.

Veja um pouco as opções que a BIOS disponibiliza e, mais importante, saiba como fazer o "reset" desta no caso de algo dar problemas. Verifique as opções existentes e o que pode alterar...

 

Feito isso, não existe muito mais a saber: como se trata de um processador desbloqueado, aumente o ratio em pequenos valores e teste a estabilidade (e as temperaturas). Se estiver bom, volte a aumentar mais um pouco e assim sucessivamente Smile

 

Cada processador é diferente (literalmente, até modelos iguais podem ter pequenas diferenças, como métodos diferentes de fabrico, que influenciam a capacidade de overclock). É por isso que, enquanto uns podem conseguir fazer overclocks magníficos, outros com exatamente o mesmo processador nem perto atingem...

Não é algo linear, e necessita de ir passo a passo, conhecendo o que possui... 

 

Para começar não necessita de mexer em mais nada além do ratio (e talves uma ou outra opção na BIOS, como a frequência da memória, etc). Posteriormente, para um overclock superior, pode começar a mexer um pouco nas voltagens, mas não sem antes ter algum conhecimento da BIOS e das capacidades do seu processador.

 

E alguma dúvida coloque Very Happy

 

Cumps


____________________________________________

overclocking no processador G3258 Tugatechuserbar
overclocking no processador G3258 3
overclocking no processador G3258 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#3overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sex 20 maio 2016 - 18:23

Luis_Pacheco

Iniciante
boa tarde. desde ja agradeço a sua disponibilade em responder a minha questao. en relaçao a overclocks realmente nunca fiz nenhum deste tipo. ja investi varias horas na internet a pesquisar e ver tutoriais de como se faz overclock nestes pc. eu sempre tive portateis e vinham quase todos com o amd catalyst que fazia o o.c sozinho e teste de stress. infelizmente na internet os o.c que ensinam neste processador sao sempre valores iguais ou superiores a 4.0 GHz e dizem logo qual a voltagem necessaria para esse clock. ja tentei encontrar a formula matematica para fazer a relaçao entre o o.c e a voltagem necessaria ou seja, quanto necessito de aumentar em volts se aumentar 0.4 GHz no processador por exemplo. de todo o modo ainda com bastante receio vou fazer um teste daqui a pouco e ver qual e o resultado final. agradeço as dicas prestadas.

Conectado

#4overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sex 20 maio 2016 - 18:45

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

NÃO

Escrevi em letras grandes exatamente para destacar. Não se baseie com o que "lê na internet". Como referi anteriormente, cada processador é diferente.

 

Poderia ter um computador exatamente igual ao seu até ao último fio, que mesmo assim isso não iria garantir que o overclock num seria igual no outro.

 

A única forma é conhecendo os "limites" do sistema. Nada de alterar voltagens para começar.

Tudo o que seja alterar o ratio é o mais simples. Basta alterar e testar a estabilidade (existem dezenas de programas para isso, como o OCCT )

Fique atento às temperaturas. Wink

 

Depois de saber onde o processador está estavel com overclock apenas ao ratio, ai sim pode começar a pensar no overclock com alguns aumentos na voltagem.

Mas pode nem precisar de chegar ai. É possível que já consiga um bom valor sem alterar qualquer voltagem...

Ou o processador podem nem funcionar de forma estável com mais voltagem, mesmo que mínima (lá está: teste e erro ) ...

 

Comece por conhecer é a BIOS. Não com leituras na internet, mas acedendo à mesma.

O overclock é um processo demorado e trabalhoso. Não espere chegar à BIOS, alterar uma e outra coisa e pronto (apesar de algumas BIOS possuírem sistemas de overclock automático, mas são muito simples para aproveitar todo o potencial de overclock).

Vai ter de reiniciar o sistema muitas vezes, ecrãs azuis e erros vão ser normais, abrir a caixa e reiniciar a BIOS deve ser feito de olhos vendados.

Só depois de todo esse trabalho, e descoberto o "ponto estável" é que pode descansar com o desempenho adicional gratuito Smile

 

Cumps


____________________________________________

overclocking no processador G3258 Tugatechuserbar
overclocking no processador G3258 3
overclocking no processador G3258 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#5overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sex 20 maio 2016 - 19:35

Luis_Pacheco

Iniciante

assim sendo o melhor mesmo e ir a uma casa de informatica pois sei aceder ao sitio na bios onde se mexe nos ghz, memo a pouco estive la, mas estou mesmo com medo de o fazer se bem que o resto das definiçoes estao em modo automatico. tenho receio de fazer alguma alteraçao manhosa que me de cabo do pc sem querer. na altura que comprei este pc foi nao tanto para jogar mas sim para fazer trabalhos em autocad e fusion 360 necessarios para o curso que estou a fazer. como bonus trazia um equipamento que acho ser razoavel por 600 euros. possivelmente arranjava mais barato mas devido a necessidade urgente teve que ser este na hora. agora e uma questao de ver onde vou e o preço de me fazerem um ligeiro overclock nisto. basicamente so queria meter o processador no maximo a 3.7ghz. nao mais. para alem do mais este pc tras instalado o asus gpu tweak 2 mas so uso para ver as temperaturas da grafica. com certos jogos vai a 30 e poucos graus mas de resto fica a mais ou menos a 28 graus.o cpu vou fazer o download do programa que me indicou e estudar como ele funciona

 

 

 

#6overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sex 20 maio 2016 - 19:43

Luis_Pacheco

Iniciante
segundo a informacao do programa a temperatura maxima registada no cpu foi de 36 graus. e varia entre os 30 e 35 agora. nao sei se e normal estes valores ou se estao altos. a grafica mantem agora a 28. vou puxar agora pelo pc um pouco num jogo um bocado pesado e ver os valores

Conectado

#7overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sáb 21 maio 2016 - 0:46

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Provavelmente as lojas não lhe vão fazer overclock (pelo menos a grande maioria não)...

Ou, a fazer, vão cobrar dezenas de euros por algo que pode perfeitamente fazer em casa a custo zero (com um pouco de tempo).

 

Vou tentar ir por partes.

1º - Acho que já percebeu que o necessário é conhecer o sistema e as limitações, portanto este ponto avanço

 

2- O risco de danificar algo é reduzido. Exceto esteja a alterar voltagens e altere para valores demasiado elevados, ai é que pode ter algum risco. O aumento do ratio do processador é perfeitamente seguro.

Em caso de erros ou instabilidade do sistema (ou até pelo computador não arrancar) basta realizar o reset da BIOS (consulte o manual da motherboard para saber onde realizar o reset).

No entanto, a regra geral é sempre aumentar pequenos incremento. Obviamente, não vai alterar o ratio de 10 em 10x. Deve ir aos pontos, 1 ou 2x de aumento no multiplicador de cada vez...

 

Como referi anteriormente, não mexa na voltagem. Apenas necessita de alterar o multiplicador do processador. Procure na BIOS por alguma opção com os termos "ratio" e que tenha como opções números (por exemplo, x37)

 

3- Quando me refiro a testar a estabilidade será testar o sistema a 100%, criando situações que provavelmente nunca iria ter numa utilização normal, mas que "stressam" o sistema ao máximo para garantir que está estável.

O programa OCCT é exatamente para isso, não apenas para ver as temperaturas. Se verificar no mesmo, encontra na lateral diversas opções para fazer testes de "stress". Selecione um (neste caso o do CPU-OCCT) e clique no botão "OK" para iniciar o teste.

 

As temperaturas que indicou parecem ser com o sistema em "repouso". Certamente que se for realizar o stress, estas devem aumentar muito mais (não deixe subir muito mais do que 70-80ºC).

 

Este teste de estabilidade é o que deve fazer durante as tentativas de overclock. Deixe o teste correr durante alguns minutos (monitorize a temperatura e pare se esta ultrapassar os valores anteriores).

Se durante o teste o sistema bloquear, apresentar ecrãs azuis ou tenha qualquer outra tarefa "fora do normal", então é porque o overclock está muito elevado. Não entre em pânico porque isso é normal... Desligue o sistema, aceda à bios e reduza um ou dois pontos o overclock. Volte ao Windows e realize um novo teste...

E assim sucessivamente até encontrar o "ponto perfeito" no multiplicador do processador que não causa problemas, mantém a temperatura estável e seja (obviamente) superior ao original Smile


____________________________________________

overclocking no processador G3258 Tugatechuserbar
overclocking no processador G3258 3
overclocking no processador G3258 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#8overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sáb 21 maio 2016 - 9:02

Luis_Pacheco

Iniciante
bom dia. vou seguir os passos que me sugeriu hoje durante a tarde.depois deixo aqui uma resposta com os resultados. agradeço- lhe desde já toda a paciência e disponibilidade que teve ao me esclarecer.

#9overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sáb 28 maio 2016 - 14:48

Luis_Pacheco

Iniciante
boa tarde. peço desculpa nao ter dito mais nada ate agora mas como tenho andado em epoca e testes nao tenho tido muito tempo. em relaçao a minha duvida ja esta esclarecida e egradeço por isso. ja fiz o o.c com a ajuda do meu primo e por segurança meti mais uma ventoinha de referigeraçao. ficou a 3.6 o k era o que eu queria e meti so uma ventinha por pura precauçao. agradeço desde ja a disponibilidade na ajuda.

Conectado

#10overclocking no processador G3258 Empty Re: overclocking no processador G3258 - Sáb 28 maio 2016 - 19:06

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Com um pouco mais poderia facilmente ultrapassar essa marca.

Mas se funciona como esperado... Very Happy

 

As temperaturas também parecem estar "normais", embora as que indicou anteriormente pareçam ser em idle, pelo que não deve ter problemas. 

 

Agora é aproveitar!

Cumps


____________________________________________

overclocking no processador G3258 Tugatechuserbar
overclocking no processador G3258 3
overclocking no processador G3258 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech