1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Steam

 

Um dos principais mercados que têm vindo a sofrer com o aumento dos ataques de cibercriminosos é o da indústria gaming. E, neste sector, a Steam é certamente um dos principais alvos.

 

Ao longo dos últimos meses têm-se vindo a verificar um aumento considerável de ataques a plataformas de jogos online, nomeadamente a contas da Steam. De acordo com a Kaspersky Labs, encontra-se cada vez mais a serem descobertos casos sobre o malware “Steam Stealer”, criado por utilizadores da Russia e que possui como objetivo roubar dados das contas da Steam.

 

O comunicado da empresa de segurança indica que o malware, na generalidade dos casos, é instalado no sistema por intermédio de esquemas phishing ou via outros malwares nocivos, que descarregam o programa para o computador.

Uma vez instalado no sistema, o Steam Stealer obtém todos os dados necessários da Steam, o que inclui os nomes de utilizador, jogos descarregados e passwords, enviando os mesmos para servidores remotos. Com estes dados qualquer pessoa passa a poder controlar a conta da Steam remotamente.

 

Exemplo de um utilizador afectado por ataques na Steam

 

Além do malware diretamente instalado no sistema, os criminosos também costumam utilizar jogos populares para propagarem o mesmo. Entre os casos mais recentes encontra-se o da propagação de malware a partir de mods para o jogo GTA V. Nestes casos a deteção do malware é mais difícil, uma vez que o objetivo do mod até pode ser alcançado, ficando as atividades maliciosas a serem executadas em segundo plano.

 

Como sempre, a melhor proteção passa pela atenção redobrada ao que é instalado nos sistemas, bem como ativar a autenticação em dois passos do serviço.

 

Via Kaspersky

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech