Se tem vindo a verificar que o spam está a crescer consideravelmente, não é o único afetado. Seja por emails, mensagens de texto, chamadas ou outros meios, os conteúdos de spam estão cada vez mais presentes no dia a dia, e pelo menos para os americanos, um recente estudo parece confirmar isso.
De acordo com um estudo da empresa RoboKiller, uma app que bloqueia chamadas de spam e mensagens de texto nocivas, o volume de conteúdos de spam enviados para os utilizadores nos EUA tem vindo a aumentar consideravelmente.
Em média, um utilizador nos EUA tem recebido cerca de 42 mensagens ou chamadas de spam por mês, relativo a Março de 2022. A maioria dos conteúdos de spam são enviados via mensagens de texto, uma vez que este é o formato em que existe uma maior possibilidade das vítimas abrirem o conteúdo.
A maioria dos utilizadores que recebem uma SMS acabam por abrir a mesma, e isso é algo que os atacantes têm em conta para enviar os conteúdos. Os próprios conteúdos das mensagens estão mais sofisticados também, com os spammers a enviarem as mesmas a imitar o telefone do utilizador ou até outras entidades.
O envio deste género de conteúdos também se tornou consideravelmente mais simples para quem realize a prática. Não é complicado adquirir um pack de envio de mensagens em massa, e obter uma lista de números de telefone que são depois usadas para enviar conteúdos maliciosos.
Estas listas e ferramentas estão normalmente disponíveis por apenas alguns euros, e com a procura certa, é possível de realizar uma campanha em larga escala que possui uma elevada probabilidade de sucesso.
Mas se o foco parece ser para as mensagens de texto, também em outros formatos se verifica consideráveis aumentos. O envio de emails de spam aumentou mais de 30% entre 2020 e 2021, com os dados a apontarem para que esta tendência se venha a verificar ainda mais durante os próximos anos.
Também os esquemas a partir de redes sociais aumentara, com contas roubadas e falsificadas para o envio de mensagens de spam e outro género de ataques sociais. Estes ataques podem ser bastante prejudiciais, tendo em conta que afetam diretamente os amigos e famílias das vítimas também.
No entanto, ao contrário do que acontecem com as mensagens de texto, a maioria dos fornecedores de emails têm vindo a aplicar medidas para reduzir consideravelmente as mensagens não solicitadas que são recebidas. Infelizmente, esta tendência não é verificada sobre as operadoras, que ainda possuem filtros para SMSs de spam consideravelmente reduzidos ou nulos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!