1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

malware no android

 

A vulnerabilidade no Android, apelidada de QuadRooter, que afeta qualquer equipamento que possua um chip da Qualcomm.

 

Segundo a empresa, esta falha poderá comprometer mais de 900 milhões de equipamentos em todo o mundo. No entanto, a Google afirma agora que esta falha poderá não ser tão grave como o inicialmente previsto.

 

Em comunicado, a empresa revela que as falhas descobertas já foram corrigidas nas mais recentes atualizações do sistema Android. A Qualcomm também já disponibilizou um patch para corrigir o problema, o qual pode ser aplicado pelos fabricantes em sistemas que não sejam da linha Nexus.

No entanto, a empresa também sublinhou que a vulnerabilidade não será explorada nos equipamentos que possua a funcionalidade Verify Apps e SafetyNet ativadas.

 

Estas funcionalidades começaram a ser disponibilizadas pela Google à mais de 4 anos, sendo que estão atualmente ativas por padrão. Estas verificam todas as instalações de aplicações no equipamento, detectando, prevenindo e removendo qualquer tipo de atividade maliciosa. Isto aplica-se mesmo a apps instaladas diretamente da loja da Google.

 

google play store

 

A empresa afirma que o QuadRooter é verificado pelas funcionalidades de protecção da Google, pelo que o número de equipamentos afetados será substancialmente inferior. Nos dados mais recentes, 90% dos equipamentos Android possuem o Verify Apps e SafetyNet ativos. Apenas caso o utilizador explicitamente desative estes sistemas de proteção é que poderá ser alvo da vulnerabilidade.

 

De relembrar que o “Verify Apps” encontra-se disponível em qualquer equipamento com o sistema Android, estando ativo por padrão em qualquer versão posterior ao Android 4.3. As versões anteriores também poderão beneficiar da funcionalidade, mas deve ser ativada manualmente.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech