1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.



Está dado mais um passo para a Portugal Telecom aumentar a capacidade de largura de banda da sua rede. A operadora anunciou que testou, com sucesso, a primeira ligação a 100Gbps através da sua rede comercial de fibra óptica.

Realizada com recurso a uma solução convergente IP/óptica da Alcatel-Lucent, a ligação a 100Gbps foi estabelecida entre Lisboa e Porto numa extensão superior a 400Km, "demonstrando a mais elevada velocidade possível, hoje em dia, numa rede de telecomunicações em serviço comercial", refere a PT num comunicado enviado à imprensa.

Os testes feitos serviram para assegurar que a rede da Portugal Telecom está preparada para evoluir para os 100G, permitindo "analisar com confiança, como poderá aumentar a capacidade de largura de banda num futuro próximo."

Esta evolução permitirá assegurar novos serviços de vídeo HD, jogos interactivos e outras aplicações críticas que necessitam de maior débito e capacidade da rede, seja na TV, no PC ou nos terminais móveis.

Numa rede que funcione com débitos de 100Gbps será possível descarregar 100 mil ficheiros de mp3 em 30 segundos, fazer streaming de 15 mil canais HDTV, em simultâneo ou transferir 200 milhões de SMS em 2,9 segundos.

Recorde-se que a Portugal Telecom anunciou também, recentemente, estar a realizar testes piloto à 10G GPON (Gigabit Passive Optical Network), uma tecnologia que, por sua vez, vai permitir guardar o conteúdo de um disco rígido de 200 GB, num servidor remoto, em três minutos.

A nova tecnologia será quatro vezes mais rápida do que a rede de fibra óptica GPON construída até agora pela PT, que oferece 2,5GB no downstream e 1,25GB no upstream. A 10G GPON oferece velocidades de banda larga de 10 gigabits por segundo em ambas as direcções.
Sapo TEK







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech