1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

chrome beta

 

A Google revelou a chegada da versão 61 Beta do Google Chrome, a qual disponibiliza um conjunto de novas funcionalidades, tanto na sua versão para equipamentos móveis como para o desktop.

 

No caso do Android, a nova versão implementa agora a possibilidade de utilizar o sistema de partilha nativa do Android a partir de websites. Ou seja, o tradicional menu de partilha de conteúdos que se encontra no Android pode agora ser utilizado por qualquer website diretamente pelo navegador. Os programadores que pretendam implementar esta nova funcionalidade nos seus websites apenas necessitam de adaptar os mesmos com a nova Web Share API.

 

funcionalidade partilha chrome 61

 

Outra novidade encontra-se nos vídeos reproduzidos pelo navegador. Os que possuam os controlos nativos do navegador irão agora ser colocados automaticamente em ecrã completo quando o utilizador roda o equipamento para a posição horizontal.

 

No caso da versão para desktop, a novidade encontra-se na introdução da nova API WebUSB, a qual permite ligar periféricos do computador, via USB, de forma a interagirem com websites e aplicações web. Atualmente esta lista inclui apenas o teclado, rato, webcam e microfone, mas com a  nova funcionalidade a empresa pretende aumentar a lista de equipamentos compatíveis.

 

Outra novidade encontra-se na implementação da Network Information API, a qual permite aos websites recolherem informações acerca da ligação dos utilizadores, com vista a obterem mais detalhes sobre a experiência de utilização do site. Por outro lado, a RAM API permite que o website controle a utilização de RAM do navegador durante a navegação no mesmo, o que poderá ser útil para aplicações web mais intensivas e onde se pretenda manter um certo controlo da RAM utilizada.

 

Por fim, esta nova versão possui também integração nativa com aplicações de pagamento, funcionalidade que já se encontrava disponível para o Chrome no Android desde 2016. Esta funcionalidade permite que seja abertos diretamente aplicações de pagamento quando o utilizador acede a websites que o requeiram, facilitando assim o processo.

 

pagamento via chrome

 

Caso pretenda instalar o Chrome 61 Beta apenas necessita de aceder a este link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech