1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Alemanha encomenda supercomputador à IBM Supercomputao-b117
A Faculdade de Ciências da Baviera, Alemanha, contratou a IBM para construir um supercomputador com capacidade de processamento de três petaflops.

O supercomputador, chamado de SuperMUC, vai estar sob a alçada do Centro de Supercomputação Leibniz da Faculdade da Baviera, de acordo com a ComputerWorld. O SuperMUC vai estar disponível a investigadores europeus que façam pesquisa no âmbito de disciplinas científicas como a medicina ou a astrofísica.

Os servidores IBM System x iDataPlex vão hospedar os 14 mil processadores Xeon da Intel que compõem o sistema do SuperMUC. O supercomputador requisitado pela Alemanha vai, também, incluir o sistema de refrigeração Aquasar desenvolvido pela IBM.

O estado da Baviera conjuntamente com o governo alemão são os financiadores do projeto que é parte integrante da inicitiva PRACE (Partnership for Advanced Computing in Europe).

Está previsto que em 2012 o SuperMUC esteja operacional e que integre a lista dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo.
Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech