1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

youtube logo ecrã principal vídeos plataforma google

 

O Youtube tem vindo a passar por vários problemas no que respeita à sua plataforma de anúncios. Depois de os anunciantes terem visto as suas publicidades em vídeos inadequados, surge agora um novo problema, mas que afeta desta vez todos os que visualizam conteúdos no serviço.

 

Nos últimos dias, vários utilizadores têm reportado que os anúncios publicitários de vídeos no Youtube estão a incluir código de mineração para criptomoedas. O caso foi inicialmente revelado pelo programador Diego Betto, alertado pelo software de segurança Avast da presença do script. Os alertas começam por surgir nos sistemas de antivírus, onde a grande maioria se encontra a bloquear este tipo de scripts.

 

Ao que tudo indica, a publicidade encontrava-se a ser distribuída pela plataforma DoubleClick da Google, utilizada pelos anúncios nos vídeos do Youtube. Obviamente, quem não possua algum meio de segurança contra este tipo de scripts poderá ter o mesmo instalado nos seus navegadores sem se aperceber, estando os recursos do sistema a serem utilizados em segundo plano para minerar criptomoedas.

 

bitcoin moeda virtual

 

Em comunicado, um porta voz do Youtube já revelou que os anúncios maliciosos foram removidos do sistema em menos de duas horas depois de terem sido detetados. No entanto, segundo a empresa de segurança Trend Micro, estes anúncios já estariam a ser disponibilizados desde o dia 18 de Janeiro, o que coloca a questão de por quanto tempo estiveram os mesmos ativos para os utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech