1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

wikipédia logo

 

Apesar de não ser muito popular em Portugal, a Wikipédia possuía uma versão alternativa disponível para certos países, apelidada de Wikipédia Zero. Esta plataforma destinava-se sobretudo a países em desenvolvimento, sendo criada em parceria com algumas operadoras locais para o acesso gratuito ao site.

 

Esta plataforma foi criada inicialmente em 2012, mas a organização revela agora que irá descontinuar a mesma dentro dos próximos meses. Depois de servir como base para acesso por mais de 800 milhões de utilizadores, distribuídos por 72 países, a Fundação Wikipédia revelou que irá abandonar o projeto dentro das próximas semanas, em parte devido à redução no número de utilizadores e aos preços das ligações móveis terem vindo a ficar consideravelmente mais reduzidos nos últimos anos.

 

Outro motivo pelo qual alguns utilizadores podem nunca ter utilizado a plataforma encontra-se no desconhecimento da mesma, apesar dos esforços da organização para divulgar a mesma. Além disso, a sua oferta por parte das operadoras também tem sido vista como um potencial problema para as agencias reguladoras da neutralidade em rede, sobretudo em alguns países onde esta medida pode ser considerada uma violação das regras – como ocorre na Índia.

 

Até ao momento não foi revelada a data exata de quando o serviço irá ser descontinuado, sendo apenas indicado que esta medida será colocada em prática ao longo de 2018.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech