1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cloudflare DNS 1

 

A grande maioria dos utilizadores mantém os DNS que são fornecidos pelas operadoras. No entanto, em certos casos, estes podem não possuir o melhor desempenho ou simplesmente podem não garantir uma linha de qualidade e confiança que outras soluções.

 

Até agora, uma das principais alternativas aos servidores DNS das operadoras eram os Google DNS ou o OpenDNS. Mas chega agora uma nova entidade em peso e que promete revolucionar este ponto: a Cloudflare.

 

Em parceria com a APNIC, a Cloudflare revelou hoje o seu novo serviço de DNS público - 1.1.1.1 - afirmando ser mais seguro, rápido e estável que as atuais soluções no mercado. O DNS é o serviço responsável por traduzir os tradicionais domínios – como o tugatech.com.pt – em determinados IPs, os quais são necessários para se aceder através da Internet ao servidor.

 

Quanto mais tempo demorar a conversão entre o domínio e o IP, mais lenta será a ligação e, consequentemente, o acesso aos websites. O novo serviço da Cloudflare promete velocidades mais rápidas que as alternativas - algo que também pode ser confirmado neste site - tendo em conta os mais de 150 datacenters da empresa espalhados a nível mundial (incluindo em Portugal).

 

velocidade dns

 

Além disso, é também sublinhada a privacidade, sendo garantido que nenhum IP é registado ou guardado em logs que possam identificar a origem dos mesmos, nem os websites que os utilizadores visitam.

 

Nos testes iniciais realizados pelo TugaTech, a partir de Portugal, verificamos uma diferença considerável na latência, o que irá traduzir-se numa velocidade de navegação mais rápida. De notar que estes testes podem variar em diversos factores, pelo que devem ser tidos apenas como exemplo.

 

teste speed

 

Para referência, caso pretenda testar este serviço na sua ligação, bastará alterar os DNS da mesma para os seguintes IPs: 1.1.1.1 e 1.0.0.1

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech