Não existem dúvidas que o streaming de conteúdos multimédia tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, e isto é agora confirmado por um novo estudo da empresa MIDiA Research.
De acordo com o estudo, a indústria de streaming gerou mais de 17.4 mil milhões de dólares a nível mundial e ao longo de 2017. Este valor encontra-se próximo ao que tinha sido obtido em 2008, quando conteúdos em formato físico era os principais meios de distribuição.
No entanto, o destaque deste estudo encontra-se sobre o considerável aumento que se verificou sobre o streaming de conteúdos musicais, no qual se regista 39% de crescimento no ano passado. Este sector também é responsável por 43% de todas as receitas.
Plataformas como o Spotify, Play Music e Apple Music estão entre os principais responsáveis para este crescimento. No que respeita a conteúdos físicos e para download direto, estes continuam com a tendência para queda, registando valores 10% inferiores à média e correspondente ao ano passado. Porém, as receitas ainda continuam a ser mais elevadas do que as obtidas em serviços de streaming.
É ainda importante sublinhar que um dos principais responsáveis para o aumento do streaming musical terá sido o Spotify. A plataforma registou em Janeiro deste ano o marco de 70 milhões de utilizadores assinantes, contando ainda com mais de 100 milhões na versão gratuita do serviço – e suportada por anúncios publicitários.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!