1. TugaTech » Software » Dúvidas e Ajuda de Software
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Servidor de Dados Empty Servidor de Dados - Sex 4 maio 2018 - 16:51

matos

Utilizador
matos

Boa tarde malta,

 

Tenho trabalhado muito com servidores windows server para armazenamento de dados já implementei linux inclusive e atualmente tenho "forçado" os clientes a mudar para linux pelo feedback que outros clientes me têm dado do desempenho da máquina comparado ao que tinham antes em ambiente windows é bastante positivo.

 

As soluções que costumo implementar é CentOS e Debian.

 

Porém existem outras alternativas que não tenho grande feedback como por exemplo SME Server, Linux Uubuntu Server com Samba caso pretendam partilhar ficheiros entre windows e linux.

 

Quando o utilizador pretende um ERP para acesso remoto no servidor com Linux já não é tão viável, sendo que é necessário virtualização para que alguns softwares possam rodar no server.

 

O CentOs na minha opinião é espectacular e com a opção Webmin, melhor ainda, ahhh... é open source Smile , para empresas é uma grande ajuda no licenciamento.

 

Existem as NAS que na minha opinião são boas soluções, mas maior parte das vezes as empresas procuram estas soluções low cost, na verdade o cliente quer o chamado bom e barato....

 

Fica a questão..

 

Para quem precisa de guardar e buscar dados ao servidor  com uma velocidade de transferências e consulta de dados boa, qual solução em Linux vocês têm implementado ou usado.

 

Deixem feedback Smile

 

Obrigado.

 

Conectado

#2Servidor de Dados Empty Re: Servidor de Dados - Sex 4 maio 2018 - 17:34

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Na verdade, o sistema operativo não possui um grande impacto neste caso (desde que bem configurado claro, porque cada um possui as suas particularidades).

 

O mais importante é como o servidor está configurado e o proprio hardware da máquina. Por exemplo, utilizar um SSD invés de um disco mecânico aumenta consideravelmente o desempenho do sistema em tarefas como as pesquisas por grandes bases de dados/ficheiros.

 

A nível do sistema operativo, para ser honesto, nunca verifiquei grandes diferenças. Talvez o CentOS esteja mais adaptado a certas tarefas, mas nada que seja de real diferença no "mundo real". Wink

Atenção que quando refiro sistema operativo é dentro do Linux. O Windows é uma classe à parte, e sem duvida que noto alguma lentidão em certas tarefas que comparadas a um sistema Linux são mais rápidas, mas isso já é a própria  base do sistema operativo Razz

 

Cumps


____________________________________________

Servidor de Dados Tugatechuserbar
Servidor de Dados 3
Servidor de Dados 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech