1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google I/O

 

Um dos maiores eventos do ano para a Google está a poucos dias de começar: o Google I/O 2018. Durante este evento, que se realiza no próximo dia 8, espera-se que sejam reveladas algumas novidades por parte da empresa para lançamentos ao longo do ano.

 

Apesar de ainda não existir uma confirmação oficial sobre o que irá ser revelado, ao longo das últimas semanas tem vindo a surgir várias informações que apontam potenciais itens de destaque que a empresa poderá agora detalhar. Neste artigo iremos indicar algumas das novidades que podem vir a ser reveladas no evento, bem como as improváveis de acontecer.

 

- Android P

 

android p

 

Não existem dúvidas que a Google irá revelar várias novidades relativamente ao novo sistema operativo do “robot verde”. Uma das primeiras passa pela revelação do nome oficial, o qual se espera que seja Pineapple Cake ou Popsicle, mas tudo ainda está em aberto. Apesar disso, o importante será certamente as novas funcionalidades deste sistema que também irão ser reveladas.

 

Uma nova versão Developer Preview do Android P também deverá ser disponibilizada para os programadores. Esta nova versão deverá contar com algumas alterações na interface do sistema, de forma a condizerem com o que tem vindo a ser apelidado do novo “Material Design 2”.

Durante o evento também devem ser reveladas novidades relativamente a este novo design, o qual já se encontra a ser implementado em alguns serviços da empresa, como o Gmail, Google Pay, Chrome e Chrome OS.

 

Por enquanto as revelações conhecidas são apenas de elementos no design do sistema, embora certamente também existam algumas novidades dentro das próprias funcionalidades do mesmo.

 

- Google Assistente

 

google assistente

 

O Assistente virtual da Google tem vindo a receber várias novidades ao longo dos últimos meses, e durante o evento é possível que seja revelado um novo conjunto.

Uma das novidades seria o novo “Slices” – ou traduzindo como “fatias” – no qual consistiria num conjunto de cartões que poderiam ser integrados por apps de terceiros no próprio assistente. De notar que, até ao momento, ainda não existem informações concretas acerca desta funcionalidade, sendo que os detalhes surgem apenas de alguns programadores que obtiveram acesso à mesma.

 

- Flutter

 

flutter

 

A primeira versão beta do Flutter foi lançada no início deste ano, e rapidamente tem vindo a considerar-se um sucesso entre os consumidores. Durante o evento é possível que a empresa revele a Beta 2 deste serviço ou até a versão final da mesma.

 

Com o Flutter, os programadores podem facilmente criar aplicações para Android duplicando o código existente de outras plataformas, como é o caso do iOS. Com isto será possível converter mais facilmente uma aplicação existente apenas para iOS no sistema Android, utilizando um motor de programação próprio da Google que a empresa garante ser mais rápido e viável.

 

No entanto, o Flutter poderá ser apenas uma preparação para algo ainda maior que irá também chegar – o novo sistema Fuchsia. Apesar deste sistema não vir a ser revelado durante o evento, espera-se que chegue em algum ponto do próximo ano, tratando-se do sistema operativo da Google com vista a substituir o Chrome OS e o Android.

 

Ainda não se conhecem muitos detalhes acerca deste sistema, mas do que já foi revelado este encontra-se a ser desenvolvido de raiz pela Google com vista a fornecer uma experiência única para os utilizadores.

 

- Smart Things e Android Things 1.0

 

Os equipamentos da conhecida Internet das Coisas têm vindo a ser uma verdadeira dor de cabeça para os fabricantes, em parte devido às constantes falhas e vulnerabilidades pelas quais podem ser explorados e que raramente são corrigidas.

 

O sistema Android Things pretende ser uma aposta da Google para garantir a segurança destes equipamentos, fornecendo um sistema central controlado pela empresa e que poderia ir sendo atualizado de forma remota conforme necessário. Os detalhes, tal como uma grande parte das novidades desta lista, ainda não são totalmente claros, mas devem ser reveladas algumas novidades deste sistema e a possível implementação do mesmo em produtos no mercado final.

 

- Google Fotos e outros softwares

 

O Google I/O 2018 também deverá ser o palco para revelação de novidades mais pequenas para outros serviços da empresa. Um destes seria o Google Fotos, que poderá vir a receber algumas novas funcionalidades, e o Android Auto. Porém, até ao momento, ainda se desconhecem detalhes das mesmas.

 

- O que não deve ser revelado...

 

Apesar das várias novidades que se espera serem reveladas, existem alguns rumores que tem vindo a surgir pela Internet, mas que são improváveis de surgir no evento da Google.

Um destes será o novo Pixel 3, que se espera vir a ser um smartphone de “baixo custo”. Estes novos modelos apenas devem ser revelados em meados de outubro, e não existem garantias que sejam realmente modelos mais simples ou baratos da linha.

 

Outro rumor que tem vindo a surgir trata-se de uma nova consola de jogos da Google, com suporte a transmissões via streaming. Isto era algo esperado no final do ano passado, mas nada em concreto foi revelado e a Google também não apontou nenhum indicio que estaria a desenvolver o produto.

 

youtube red

 

Por fim, nas últimas semanas tem surgido a possibilidade da Google conjugar o Youtube Red com o Google Play Music. Apesar de isso ser esperado de acontecer este ano, não devem ser reveladas novidades do serviço durante este evento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech