Ao longo dos últimos anos, a Internet tem vindo a alterar-se com vista a garantir uma segurança adicional para todos os utilizadores. A adoção do HTTPS foi, sem duvida, uma das maiores alterações na rede dos últimos anos.
A Google tem vindo a incentivar a implementação de ligações seguras ao longo de todo este tempo, e irá certamente continuar. Mas poderão surgir algumas mudanças dentro dos próximos meses.
De acordo com a empresa, a versão 69 do Chrome - prevista de ser lançada em Setembro - irá remover da barra de endereços a designação de “Seguro”, passando a apresentar apenas o símbolo do cadeado. Por sua vez, no caso de sites inseguros, irá continuar a ser apresentado a vermelho a designação “Não Seguro”.
Isto surge tendo em conta que a maioria dos utilizadores atualmente esperam que as ligações sejam seguras por padrão, deixando de ser necessária a designação especifica dentro da barra de endereço. Alem disso, uma vez que irá permanecer o aviso em caso de acesso a sites não-HTTPS, ainda se continua a manter a consistência sobre a utilização desta tecnologia.
É, no entanto, importante relembrar que pelo facto de um site utilizar HTTPS não quer dizer que o mesmo é seguro por inteiro. A ligação do website pode encontrar-se encriptada, porém as atividades realizadas pelo mesmo podem não ser inteiramente seguras, pelo que é sempre necessária atenção sobre os conteúdos e sites acedidos – mesmo que estejam sobre endereços HTTPS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!