1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Fast Dormancy

 

Cada vez mais as operadoras disponibilizam pacotes com dados gratuitos ou de valor consideravelmente elevado, ao ponto que ligações de dados móveis são cada vez mais fundamentais para os utilizadores de um smartphone ou tablet.

 

No entanto, ainda existe um ponto negativo em utilizar estas ligações: redes 3G e 4G tendem a consumir mais bateria dos equipamentos do que uma ligação WiFi, dai que a autonomia é consideravelmente reduzida para quem navegue intensivamente.

Porém, existe uma tecnologia algo “escondida” sobre a grande maioria dos equipamentos e que ajudam nesta tarefa, conhecida como “Fast Dormancy”.

 

O que é o “Fast Dormancy”?

 

redes 4g

 

O termo Fast Dormancy foi desenvolvido originalmente pela Nokia quando começaram a ser implementadas as primeiras redes 3G no mercado, e basicamente trata-se de uma tecnologia fornecida para operadoras/fabricantes com vista a otimizar a utilização de dados e consumo de bateria. A tecnologia permite segmentar as redes móveis em diferentes estados e com diferentes velocidades efectivas, consoante a utilização de dados necessária, mas mantendo sempre uma ligação de dados permanente.

 

Ou seja, se o utilizador não necessitar de uma transferência de dados elevada, é colocado num estado com uma velocidade mais reduzida – e consequentemente que utiliza menos bateria dos dispositivos. Se a necessidade aumentar, é automaticamente transferido para um novo estado mais elevado – e com um consumo de bateria igualmente maior.

Isto permite que os dispositivos obtenham um pouco mais de autonomia durante uma utilização regular, sem que existam quebras de ligação à rede ou se verifique alguma lentidão nos acessos.

 

Para se beneficiar desta tecnologia é necessário que tanto os equipamentos como as redes das operadoras suportem a mesma.

A nível de equipamentos, a grande maioria dos dispositivos Android e da Apple no mercado – com suporte a redes 3G e 4G – suportam o Fast Dormancy por padrão. O ponto central será em nível de compatibilidade com as operadoras.

 

sinal movel

 

Uma nota adicional será que, caso o Fast Dormancy esteja ativado nos dispositivos mas as operadoras não o suportem a tecnologia, isto pode levar a um consumo mais elevado de bateria. Apesar de não ser um valor considerável – e variar dependendo de outros fatores, como o sistema em si e o equipamento – existem relatos de um ligeiro aumento no consumo de bateria nestas situações.

 

Quais as operadoras nacionais que suportam Fast Dormancy?

 

antena dados móveis

 

Em Portugal, das três maiores operadoras, apenas existe a confirmação oficial de suporte ao Fast Dormancy em duas: Vodafone e MEO.

O TugaTech tentou entrar em contacto com a NOS para obter mais informações sobre este ponto, mas até à data de escrita deste artigo não foi obtida uma resposta. Certamente iremos atualizar o artigo conforme seja necessário.

 

Como ativar/desativar o Fast Dormancy nos dispositivos?

 

Infelizmente não existe uma forma simples de ativar ou desativar esta tecnologia nos dispositivos. Na grande maioria dos casos isto não será problema, e não deverá verificar qualquer impacto significativo na bateria, mas caso pretenda um maior controlo para esta funcionalidade, o processo pode ser complicado.

 

A nível dos equipamentos da Apple, não existe uma forma concreta de proceder com o controlo – exceto situações onde o sistema possua jailbreak para modificação de ficheiros do sistema. Obviamente, este processo não será simples de se realizar para a maioria dos utilizadores e implica modificações em ficheiros importantes.

 

Quando ao sistema Android, em certos casos existem menus escondidos que permitem ativar ou desativar a funcionalidade. Dependerá do modelo em concreto, pelo que também não existe uma resposta final 100% certa. Se necessário, poderá deixar a sua questão no nosso fórum, onde iremos ajudar a encontrar um método para o seu caso.

É também possível controlar a funcionalidade utilizando aplicações externas, mas na maioria dos casos é necessário acesso root (novamente, algo que não se encontra disponível para todos os utilizadores).

 

Em todo o caso, independentemente da operadora suportar ou não a tecnologia, o Fast Dormancy não deverá ser um ponto que tenha de considerar na altura que estiver a ponderar medidas para poupar mais bateria dos seus equipamentos. E, em Portugal, a maioria das operadoras suportam a mesma, pelo que será benéfico manter ativado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech