Faz algum tempo que a Google deixou de fornecer o seu armazenamento ilimitado para o Google Fotos, que os utilizadores poderiam usar para conteúdos de fotos com resoluções mais baixas. Com isto, todos os conteúdos da plataforma agora contam para o espaço final ocupado na conta – e para alguns isto é um problema.
Os 15 GB de armazenamento na conta da Google são generosos, mas ao mesmo tempo podem acabar por ser limitativos, e nem todos podem optar por pagar para obterem acesso a mais espaço na conta.
Felizmente, existem alguns "truques" que podem ser feitos para se poupar um pouco de espaço na conta. Não é o mesmo que ter espaço ilimitado, mas é melhor do que atingir o limite – se estiver disposto, no entanto, a realizar alguns sacrifícios.
Os utilizadores do Google Fotos podem enviar os conteúdos para a plataforma em dois formatos: de Qualidade Original e em Poupança de Armazenamento.
No primeiro formato, a qualidade original dos conteúdos é mantida, tanto para fotos como para vídeos. Isto quer dizer que, caso envie um conteúdo 4K ou de resolução elevada, essa será mantida nos ficheiros guardados na conta.
Em contrapartida, a opção de Poupança de Armazenamento é onde se encontra a "magia". Invés de ser o utilizador a comprimir os conteúdos antes de os enviar, a Google trata dessa tarefa. As fotos são reduzidas em qualidade e resolução, resultando em tamanhos menores, enquanto que os vídeos são comprimidos o melhor possível para ocuparem menos espaço.
Isto deve traduzir-se em ficheiros mais pequenos, mas com menos qualidade. Para a maioria dos utilizadores, a diferença de qualidade é praticamente impercetível, portanto, se tiver a sua conta "cheia de fotos", talvez compense mudar a opção.
Para tal, basta aceder ao site do Google Fotos na web, e alterar a configuração nas Definições para "Poupança de Armazenamento".
Tenha em conta que esta medida apenas se aplica a conteúdos que sejam enviados a partir do momento em que ativa a opção. Portanto, fotos e vídeos que tenha enviado no passado não vão ser otimizados – poderá, no entanto, descarregar os mesmos para o seu sistema, eliminar da conta e voltar a reenviar com a nova opção ativa. Desta forma, os conteúdos são enviados com a qualidade que escolher.
Se mesmo com esta opção, ainda se encontra a atingir os limites constantemente, talvez esteja na altura de começar a pensar em usar uma plataforma alternativa, ou de aumentar o espaço que possui na conta – pode sempre tentar remover alguns conteúdos mais antigos, que possam não ter mais interesse.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!