Existe um número finito de pessoas no planeta, e apenas existem 24 horas num dia. Com isto, uma das questões que muitas vezes surge quando se revela números de utilizadores nas redes sociais é: quando irá chegar o ponto de saturação?
Este ponto será, teoricamente, a altura em que todos os utilizadores que poderiam inscrever-se em plataformas como o Facebook ou Twitter já o fizeram, e portanto, não existe mais ninguém que poderá fazer parte das mesmas.
Atualmente é raro encontrar casos de pessoas que não estejam – ou pelo menos tenham ouvido falar – de algum tipo de rede social. E segundo Kate Conger, escritor do New York Times, é possível que se comecem a verificar alguns problemas de crescimento nas principais redes sociais dentro dos próximos tempos.
Segundo o mesmo, o Facebook revelou no mês passado que o seu número de utilizadores nos EUA se manteve inalterado desde o início do ano, e que o número de utilizadores ativos na Europa tem vindo a cair no mesmo período. No entanto, o seu número de utilizadores globais ainda tem vindo a aumentar.
Já o Twitter, que tinha vindo a enfrentar problemas de crescimento nos últimos anos, recentemente revelou que o número de utilizadores ativos mensalmente caiu em quase um milhão desde o início do ano. Depois destes valores terem sido revelados, o preço das ações em bolsa do Facebook e Twitter caíram drasticamente.
Segundo Conger, estas quedas e poucas variações no crescimento começam a levantar questões sobre os investidores e analistas, sobretudo se é possível que estejamos a entrar numa época de estagnamento das plataformas. É também possível que estes valores e quedas estejam associados com a crescente preocupação do público face a redes sociais, além das próprias atitudes e escândalos das empresas – como é o caso da recente recolha de dados no Facebook.
Seja como for, a questão principal sobre a saturação das redes sociais ainda se mantém, pois teoricamente é possível que esta altura chegue, resta apenas saber o quando.
E caso se confirme, isto poderá ter consequências graves para as redes sociais, visto que sem meios de crescimento poderão começar a afetadas monetariamente. Em todo o caso, as principais redes sociais deverão ter planos para continuar a manter os utilizadores ativos nas plataformas, bem como atrair aqueles que tenham acabado por sair ao longo do tempo.
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