Recentemente a Mozilla recomendou uma extensão para o Firefox que prometia aumentar a privacidade dos utilizadores, no entanto esta continha funcionalidades que enviavam os sites visitados pelos utilizadores para servidores na Alemanha em cada carregamento.
“Web Security” é uma extensão para Firefox que, segundo a Mozilla, pretende proteger os utilizadores de acederem a conteúdos maliciosos online, como vírus e sites de phishing. A extensão possui atualmente cerca de 223,000 utilizadores e conta com uma classificação de 3.7 estrelas.
No entanto, depois desta recomendação, foi descoberto que a extensão estaria a recolher todos os sites visitados pelos utilizadores, enviando os mesmos para servidores na Alemanha a cada carregamento de uma nova página. De acordo com o investigador Mike Kuketz, os dados recolhidos pela extensão estariam a ser enviados encriptados mas sobre ligações não seguras a um servidor na Alemanha.
De acordo com a política de privacidade da extensão, esta recolhe os sites que o utilizador visita de forma anónima, com vista a fornecer as próprias funcionalidades de segurança que são acessíveis pela extensão.
O principal problema neste caso não será o facto de a extensão recolher os sites visitados pelos utilizadores, mas sim por ter sido publicada no blog oficial da Mozilla como uma extensão que pretendia aumentar a privacidade dos utilizadores.
O artigo publicado foi entretanto modificado com vista a remover esta extensão, porém a empresa não informou atempadamente os utilizadores para o motivo desta remoção.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!