1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google chrome domínio tugatech

 

O Chrome 69 chegou recentemente na sua versão estável, e com isto foram implementadas diversas novidades para facilitar a utilização do navegador a todos os utilizadores.

Uma das alterações encontra-se na barra de endereços, onde agora deixa de se encontrar a designação verde de site “Seguro”, passando assim o HTTPS a ser considerado como o padrão para qualquer website. Além disso, também foram removidas da apresentação o tradicional http:// e https://, ficando apenas visível o domínio completo do site a visitar.

 

No entanto, com esta mudança, surge também uma alteração que pode passar despercebida para muitos, mas acaba por causar alguns problemas. A partir de agora, os subdomínios considerados como triviais – como exemplo, o www ou m – deixam também de surgir na barra de endereços. Por exemplo, invés de www.google.pt agora surge apenas google.pt na barra, mesmo que seja introduzido manualmente o endereço completo.

 

Apesar de a maioria destes endereços redireccionarem para o mesmo website, isto nem sempre acontece em todos os sites na web. Como exemplo, o Facebook possui uma versão móvel da sua plataforma, acessível por “m.facebook.com”, a qual é diferente da versão que se acede apenas com “facebook.com”, porém irão agora surgir como sendo o mesmo website na versão mais recente do Google Chrome.

 

Até ao momento a Google não revelou quais os subdomínios que serão considerados triviais, embora já se tenha descoberto a referência a “www” e “m”.

 

> Qual o problema desta medida?

 

Apesar de uma grande maioria dos utilizadores não se importarem com o que surge na barra de endereços, a ocultação destes detalhes pode causar alguns problemas em certas ocasiões. A maioria dos utilizadores esperam apenas que, ao aceder a um domínio, este seja carregado correctamente e no site que se pretende, mas a implementação da Google pode vir a causar alguma confusão ou até redirecionamentos para versões incorrectas de websites.

 

O utilizador deixa de ter acesso a uma forma fácil de verificar se o subdomínio que se encontra a aceder é o correto, e como se verifica no exemplo do Facebook anterior, uma pequena diferença pode levar a um website completamente diferente.

Este caso já se encontra a ser reportado nos fóruns da empresa, mas até ao momento sem planos de uma alteração definitiva.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech